Na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário de Saúde de Itatiaia, Marcos Vinícius Gomes, e outras quatro pessoas foram presas, no âmbito da operação Apanthopía da Polícia Civil do RJ e do Gaeco do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
O ex-secretário de Planejamento de Itatiaia, Marcelo de Oliveira Pinheiro, também foi preso em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
A operação investiga fraudes, na Prefeitura de Itatiaia, na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para uso hospitalar usados na pandemia de Covid.
Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e 17 de busca em apreensão no Rio, em Itatiaia e em Barra Mansa. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.
Investigação
De acordo com a apuração do caso, em um contrato emergencial, a Secretaria de Saúde de Itatiaia atestou notas fiscais sem que os EPIs fossem entregues. A secretaria teria feito uma compra sem licitação no valor de R$ 3 milhões, dos quais R$ 1 milhão chegou a ser pago por equipamentos como luvas, toucas e aventais.
De acordo com o MP-RJ, Marcos e Marcelo teriam supostamente coagido e ameaçado o servidor da prefeitura Julio Cesar Fernandes, que teria sido forçado a atestar notas fiscais da empresa Latex Hospitalar.
Conteúdo: UOL
Foto: Reprodução/ TV Globo