Para ampliar o atendimento do Corpo de Bombeiros a municípios do interior neste período de pandemia, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), para que o Governo do Amazonas faça um processo seletivo e contrate temporariamente brigadistas civis. Atualmente, apenas dez municípios do Amazonas, além da capital, dispõem de postos do Corpo de Bombeiros.
De acordo com Roberto Cidade, a propositura quer a contratação e qualificação dos aprovados no processo seletivo, que ficará a cargo do Corpo de Bombeiros, e os brigadistas civis receberão auxílio mensal de até dois salários mínimos.
Conforme o deputado, atualmente muitas cidades do interior do Amazonas não têm postos do Corpo de Bombeiros e, quando ocorrem sinistros nos municípios, equipes precisam se deslocar de Manaus. “Temos muitos casos de incêndios em que equipes têm que se deslocar da capital para atender demandas no interior. Nesse sentido, o projeto é essencial pois vai garantir que pessoas devidamente treinadas pelo Corpo de Bombeiros possam ser contratadas para fazer parte do Serviço de Brigadista Voluntário da Defesa Civil e prestar serviços nos municípios onde a corporação não se faz presente”, ressaltou.
Da Redação O Poder, com informações da assessoria
Foto: Acervo O Poder