Um lixão a céu aberto que atrai urubus próximo à cabeceira da pista do aeroporto de Tefé, a 522 quilômetros de Manaus, que pode causar o fechamento do local e até um acidente aéreo, foi denunciado nesta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo deputado Carlinhos Bessa (PV). O parlamentar classificou a administração do prefeito Nickson Marreira como “irresponsável”.
Carlinhos Bessa ainda pediu que as autoridades competentes do Amazonas e o Ministério Público Federal (MPF) possam acionar a Justiça imediatamente, além de notificar o prefeito Nickson Marreira para tomar as medidas necessárias em relação ao lixão.
“Quero fazer uma denúncia muito grave que está acontecendo em Tefé, a respeito do lixão que hoje recebe os resíduos sólidos. Esse lixão fica muito perto da cabeceira da pista do aeroporto. Tefé recebe aviões da Azul, que são um jato da Embraer, com mais de 100 passageiros diariamente. A minha preocupação muito grande é desse aeroporto ser fechado e causar um transtorno muito maior se causar um desastre aéreo, com perdas de vidas”, alfinetou.
O deputado afirmou ainda que se o aeroporto for fechado vai impedir os pousos e decolagens de UTIs aéreas para transportar pacientes vítimas de Covid-19.
“Faço um apelo para as autoridades do nosso Estado, ao Ministério Público Federal, para que possa notificar imediatamente o prefeito Nickson Marreira, para que ele possa corrigir essa ignorância e irresponsabilidade administrativa. Porque se esse aeroporto for fechado novamente, vai causar prejuízo para a população de Tefé, do Médio Solimões. Será impossível resgatar os pacientes por UTI aérea”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação