novembro 21, 2024 09:15

Secretário de Saúde de Roraima é investigado por suspeita de estuprar adolescente

O secretário estadual de Saúde de Roraima, Airton Antônio Soligo, conhecido como “Airton Cascavel”, responde a um inquérito policial instaurado em janeiro de 2019 por suspeita de estuprar uma adolescente que, à época, tinha 13 anos. Cascavel foi nomeado titular da pasta nesta segunda-feira, 3.

O crime, de acordo com denúncia da vítima, ocorreu numa chácara localizada no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. O caso foi informado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) pela mãe da garota.

Em depoimento, a adolescente relatou que estava na chácara onde moram o avô e o pai. Ao acordar, se dirigiu à piscina, a 200 metros da casa, para usar a internet pelo celular, quando foi abordada pelo suspeito.

Ao notar que a garota estava com os “lábios manchados”, Cascavel, ainda segundo relatos da vítima, quis saber o que havia acontecido e passou os dedos em seus lábios. Ela explicou que a mancha foi causada pela exposição ao sol após “chupar limão com sal”.

Ainda conforme o depoimento da adolescente, após responder a Airton Cascavel, ele segurou o seu queixo e passou a língua em seus lábios. Assustada, ela se afastou e perguntou se ele estava “doido”.

‘Interesses obscuros’

Em depoimento, Airton Cascavel afirmou que, ao ver uma espuma branca na boca da garota, quis apenas confirmar se a história contada por ela procedia ou se a mancha teria sido causada pelo uso de entorpecente, pois, de acordo com ele, há registros de uso de drogas em alguns integrantes da família da suposta vítima.

O suspeito se disse surpreso com a reação da adolescente e negou o abuso sexual. Ele afirmou, ainda, que há mais de 30 anos frequenta a chácara do avô da garota e estranhou o fato de a denúncia ter sido feita pela mãe da garota um ano depois do suposto crime.

Para ele, trata-se de uma acusação com interesses políticos, uma vez que o caso foi levado de “forma criminosa” à Assembleia Legislativa pelo deputado Renan Bekel, e teria também como objetivo atender “interesses obscuros” da mãe da adolescente.

Sem comentários

Em nota, o governo de Roraima informou que “não se manifesta sobre qualquer ação ou possíveis comportamentos que não tenham relação ao exercício do cargo ora ocupado [por Airton Cascavel], muito menos de episódios anteriores à sua entrada no primeiro escalão”.

Sem resposta

A reportagem tentou contato com o secretário de Saúde, Airton Cascavel, por ligação telefônica e mensagem via WhatsApp, mas não houve retorno. O Poder também entrou em contato com o Ministério Público de Roraima (MPRR) para saber como anda o processo referente à suspeita de estupro envolvendo Airton Cascavel, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Assessor especial

Cascavel tomou posse como secretário estadual de Saúde nesta segunda-feira, 3, em uma cerimônia no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo em Boa Vista. Ele é o oitavo titular da pasta do governo de Antônio Denarium (sem partido), que afirmou ter sido uma “escolha pessoal”.

Até março deste ano, Airton Cascavel era assessor especial do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Por conta dessa proximidade, o secretário deve ser convocado para dar explicações aos senadores sobre a atuação do governo federal durante a pandemia de coronavírus, segundo Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Os primeiros a serem ouvidos foram os ex-ministros da Saúde Henrique Mandetta e Nelson Teich, nesta terça-feira, 4.

 

Érico Veríssimo, para O Poder

Foto: Reprodução/Redes sociais

Últimas Notícias

Autoridades participam do Encontro Nacional dos Corregedores, no Teatro Amazonas

Mais de 250 corregedores, juízes auxiliares e assessores das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça estão em Manaus para participarem...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!