fevereiro 21, 2026 22:01

Vereador propõe criação de três UPAs em Boa Vista para atender pacientes com Covid-19

Diante dos vários casos de infecção de Covid-19 registrados diariamente em Boa Vista, o vereador Ilderson Pereira (PTB) protocolou nesta segunda-feira, 10, na Câmara Municipal, um projeto de lei que viabiliza a construção de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital, única do país a não possuir uma estrutura dessa modalidade.

Conforme o projeto do parlamentar, as UPAs devem ser construídas em pontos estratégicos da cidade, como na Zona Oeste, onde se concentram cerca de 70% da população. As unidades foram classificadas em duas categorias: a de porte três, que considera uma abrangência de mais de 200 mil habitantes, e a de porte um, que abrange mais de 50 mil.

A indicação é para que as unidades sejam instaladas nas zonas Oeste, Norte e Sul da capital. O projeto prevê, ainda, a contratação de profissionais de saúde, de atendimento administrativo e operacional, além de, no mínimo, 15 leitos para unidades de porte 3 e 7 para as de porte 1. Os procedimentos médicos a serem realizados nas UPAs devem ser de baixa e média complexidades, como urgência e emergência em clínica médica, pediatria e pequenos procedimentos cirúrgicos.

O vereador explicou a necessidade da capital possuir mais unidades para atender a população. “Estamos considerando o aumento populacional, da demanda de saúde nas redes públicas estadual e municipal, além do fato de que Boa Vista é a única capital do país que não dispõe de uma UPA 24 horas”, destacou.

Ainda de acordo com Ilderson Pereira, a UPA pode resolver grande parte das urgências e emergências ao atender pacientes com pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame, e desafogar os hospitais da rede estadual. “Três unidades de pronto atendimento na capital também resultam em diminuição das filas nos pronto-socorros dos hospitais”, reforçou.

 

Anderson Soares, para O Poder 

Foto: Divulgação Ascom

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!