Mais de 120 famílias do Projeto de Assentamento Amajari, localizado no município de mesmo nome, a mais de 150 quilômetros de Boa Vista, foram contempladas neste fim de semana com a conclusão e inauguração da rede de eletrificação rural. Os moradores da região solicitavam a obra desde 2014.
A agricultora Olinda Bento, de 54 anos, mora há 11 no projeto de assentamento. Ela lembra que, quando chegou ao local, não havia energia elétrica, o que dificultava a vida de toda a comunidade.
“Queria assistir ao jornal e não podia. Hoje, tenho televisão e internet, por isso, agradeço”, comemorou, acrescentando que, para suprir a falta de energia elétrica, lamparinas, velas e fogão à lenha eram usados pelos moradores. “Atualmente, tenho geladeira, televisão e máquina de lavar roupa”.
A eletrificação rural do Projeto de Assentamento Amajari foi concluída por meio de uma emenda, de pouco mais de R$ 2 milhões, do deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos). Ele conta que, na localidade, dezenas de famílias não tinham energia elétrica há quase 20 anos.
O governador Antonio Denarium (sem partido) participou do evento. “A rede de energia elétrica que nós inauguramos hoje não contempla todos os moradores, por isso, autorizamos a continuidade do projeto”, disse.
Travessia
A construção de uma ponte na região, para atravessar o rio Amajari, também está em andamento. Ela dará acesso à vicinal de dois projetos de assentamento e deve beneficiar cerca de 600 pessoas.
Da Redação de O Poder
Com informações da Assembleia Legislativa
Foto: Tiago Orihuela/Divulgação/SupCom-ALE-RR