setembro 7, 2024 19:44

Vereador apresenta projeto que propõe a implantação do ‘Bueiro Inteligente’ em Manaus

O projeto de Lei nº 190/2021, de autoria do vereador Everton Assis (PSL) que dispõe sobre a implantação do Bueiro Inteligente como forma de prevenção às enchentes no município de Manaus, foi deliberado nesta quarta-feira, 19, durante sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM). No total, foram aprovadas por unanimidade 22 matérias entre projetos de leis e mensagens governamentais da Prefeitura de Manaus.

De acordo com o projeto, em seu artigo 1º fica instituído no âmbito do município de Manaus o “Bueiro Inteligente” como forma de prevenção às enchentes e alagamentos, bem como outros desastres naturais relacionados ao entupimento das galerias de águas pluviais.

Em seu inciso 1º, o PL  diz que o “Bueiro Inteligente” consiste na instalação de uma caixa coletora de material termoplástico que filtra todo material sólido sem obstrução da passagem das águas das chuvas nos bueiros e bocas de lobo. Além disso, a caixa coletora deverá contar com sistema eletrônico de monitoramento que contribua para o adequado controle e gerenciamento na limpeza e desobstrução.

Everton Assis justifica que o projeto busca solucionar um problema antigo que é a causa dos alagamentos nas alamedas e vias da cidade. “Chove com frequência em Manaus, causando o entupimento dos bueiros e bocas de lobo em diversos pontos da cidade e prejudicando a população. Como forma de tentar mudar isso, algumas cidades brasileiras como São Paulo e Curitiba já adotaram uma solução que, à primeira vista, pode parecer inviável, mas que pode ser uma excelente alternativa para todos os resíduos de lixos que são levados pelas águas das chuvas aos bueiros, que muitas vezes estão sem tampa e causam esses problemas de entupimento”, afirmou.

Durante a sessão ainda foram aprovados os projetos 221/2021 de autoria do vereador Marcel Alexandre (Podemos), que dispõe sobre o agendamento telefônico, por aplicativo ou pelo site da Prefeitura Municipal de consultas médicas para pacientes, previamente cadastrado nas Unidades Básicas de Saúde, centro de saúde ou posto do Programa de Saúde da Família do Município de Manaus, entre outros.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!