Em seu comunicado parlamentar, o deputado Felipe Souza (Patriota) denunciou a concessionária Eletrobras Amazonas Energia por deixar comunidades do município de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus em linha reta, sem energia elétrica. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 20, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Apenas para informar que dei entrada a um Requerimento com relação às comunidades de Democracia, Água Azul e Capanãzinha que estão há 20 dias sem energia elétrica porque rompeu o cabo aquático”, informou Souza.
De acordo com o parlamentar, foi feita uma Audiência Pública na Câmara de vereadores do município, na qual a concessionária responsabilizou a sede de Manaus pelo rompimento e que a solução do problema deveria partir da unidade localizada na capital amazonense.
“A falta de energia elétrica está causando problemas a quase duas mil famílias e aos pequenos produtores da região”, disse.
O deputado falou que o Requerimento cobra a solução do problema e que ele irá à sede da empresa.
Outro Lado
Em nota, a Amazonas Energia informou que em 03 de maio houve rompimento do cabo subaquáticos de média tensão que atravessa o rio Madeira e atende 634 Unidades Consumidoras em cinco comunidades de Democracia, distrito rural do município de Manicoré.
“A travessia subaquática com extensão de 980 metros e o dano ocorrido no cabo de média tensão, após vários testes e tentativas de reparos, foi diagnosticado perda total do componente, necessitando ser substituído”, comunicou.
A concessionária também avisou que a operação já está em andamento com equipe de engenharia especializada em travessias subaquáticas. Está previsto a chegada e execução desse reparo até dia 26 de maio.
“A Amazonas Energia reforça que não haverá faturamento do período comprovado da falta do serviço de energia”, finalizou a empresa em sua nota.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação