novembro 21, 2024 22:32

Para deputado, ZFM cumpre função de desenvolver o interior do Amazonas somente este ano

Para o deputado estadual Tony Medeiros (PSD), somente agora a Zona Franca de Manaus (ZFM) cumpre a função de desenvolver o interior do Amazonas. A constatação foi feita nesta quinta-feira, 20, no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Tenho questionado a justificativa que a Zona Franca tem que desenvolver o Amazonas e não apenas Manaus. Vejo como oportunidade essa obrigatoriedade de 0,14% de investimentos e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e que a ZFM começa a cumprir sua função”, disse.

Por causa do Decreto nº 10.521/2020 do Governo Federal, que atualiza as regras da Lei de Informática, desde outubro as empresas que produzem bens e serviços devem investir fora da Região Metropolitana de Manaus. Além da obrigatoriedade frisada pelo deputado, 5% do faturamento bruto deve ser investido em projetos de P&D em todo o Amazonas.

“É uma tentativa de descentralizar verbas que são investidas pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e eu precisava saber que já existia algo relacionado a isso. Eu soube que a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) tem concentrado esforços”, disse.

Projetos

O deputado estadual informou que visitou a Universidade na última terça-feira, 18, para entender os projetos realizados, e fez elogios ao reitor Cleinaldo de Almeida Costa.

“A UEA tem concentrado esforços para fomentar projetos que sejam aptos a captar recursos para P&D junto às empresas do polo. O reitor conseguiu mudar de 2% para 28% os investimentos da universidade. São mais de R$ 90 milhões”, relatou Medeiros.

Investimentos 

Segundo o deputado, um dos projetos mais importantes é o da Ocean, firmado entre a universidade e a empresa Samsung, que visa soluções tecnológicas e desenvolvimento de Startups para a teconologia móvel.

“Fiquei surpreso ao saber que a UEA construirá prédios inteligentes com 20 salas nos municípios de Tefé e Parintins. A previsão de investimentos para os próximos cinco anos é de R$ 50 milhões. Se somente com uma empresa conseguiram isso, é sinal que precisamos ampliar. Imaginem se ampliarmos para outras investirem no interior”, sugeriu o parlamentar.

Visita 

Os deputados Tony Medeiros (PSD) e Therezinha Ruiz (PSDB) estiveram na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na última terça-feira, 18. Foram apresentados toda a estrutura da unidade, os projetos desenvolvidos e as iniciativas desenvolvidas pela instituição para potencializar o aprendizado e o conhecimento da comunidade acadêmica e sociedade.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM 

 

 

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!