setembro 22, 2024 15:18

Bancada do Amazonas apoia convocação da Força Nacional para conter violência

O clima de ‘terror’ no fim de semana em Manaus com atos de vandalismo em agências bancárias, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulâncias, praças públicas e delegacias, repercutiu na bancada federal do Amazonas nesta segunda-feira, 7.

O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), confirmou à reportagem que já conversou com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, deputada Flávia Arruda (PL-DF), para solicitar a análise do pedido da Força Nacional para o Amazonas.

“É preciso fortalecer as ações repressivas, mas isso deve ser acompanhado com investimentos em inteligência e medidas para asfixiar os braços financeiros do tráfico”, afirmou.

O deputado informou, ainda, que já conversou anteriormente com a bancada do Amazonas para ficarem em alerta em relação ao controle de facções em áreas de Manaus. “Há tempos está ligado o sinal de controle das facções em áreas do Amazonas. Agora, é primário que após o assassinato de um líder de facção não se tenha preparado um plano de contenção contra retaliações do tráfico”, alfinetou.

Silas Câmara (Republicanos) disse que entrou em contato com o ministro da Justiça, Anderson Arruda, para pedir providências em relação aos atos de violência ocorridos no Amazonas. “Como deputado federal, estou fazendo o que posso fazer. Em relação à reunião da bancada, o coordenador é o senador Omar Aziz, que faz os movimentos para mobilizar o grupo. Obviamente, se formos convocados, estaremos prontos para fazer tudo o que for possível para acalmar e mudar esse quadro. É lamentável o que Manaus e o Amazonas estão passando”, ressaltou.

O deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM) lamentou as cenas de violência ocorridas no Amazonas. “Já fiz contato com o Ministério da Justiça. É uma tristeza ver a população com medo e a marginalidade nas ruas. É imprescindível investir na segurança pública do nosso Estado”, avaliou.

José Ricardo (PT) confirmou que o governador Wilson Lima (PSC) solicitou a Força Nacional. O parlamentar cobrou a realização de concurso público na Polícia Militar. “Está faltando contingente e está na hora do governo começar a fazer concurso público para contratar mais policiais e valorizar os profissionais da segurança pública com plano de carreira e benefícios. Mas o principal é que segurança se faz com inteligência e investimento tecnológico. Há muitos anos não se estrutura a polícia técnica. A bancada do Amazonas está clamando por segurança, mas está na hora de cobrar o governo federal”, ressaltou.

‘Abandono’

Alguns senadores classificaram a situação do Amazonas como abandono. O senador Eduardo Braga (MDB) se manifestou em suas redes sociais em relação às cenas de violência em Manaus. “Meu total repúdio aos atos de vandalismo, sobretudo a minha solidariedade aos trabalhadores e usuários do transporte público, também às famílias de bem que, por ventura, testemunharam essas situações de barbárie”, diz o senador em sua rede social.

Na avaliação de Braga, o sentimento é de total abandono. “Se já não bastasse toda a situação de pandemia, agora nos vemos em mais uma situação de crise. É urgente um comando técnico, qualificado na segurança pública e valorização aos nossos policiais do Amazonas”, afirmou.

Já o senador Plínio Valério (PSDB), afirmou que desde o primeiro minuto dos ataques em Manaus se posicionou a favor da convocação da Força Nacional. “Eu me posicionei favorável à convocação da Força Nacional para combater e dar auxílio a Polícia Federal, Policia Militar, Civil e falei com o ministro Anderson Arruda e com o governador Wilson Lima que, ainda bem, que fez o pedido da Força Nacional e apoiamos totalmente. Temos que estar ao lado do governador. É hora de união nesse momento”, disse.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com os deputados federais Bosco Saraiva, Sidney Leite (PSD), Atila Lins (PP) e Capitão Alberto Neto (Republicanos), além do senador Omar Aziz (PSD), mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Após TCU, MPE e TRE-AM negarem registro da candidatura de Wanderlan, Andreson faz fala contra a justiça eleitoral. Veja vídeo

Na noite do sábado, 21, o atual prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), fez discurso contra as decisões...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!