julho 31, 2025 10:46

Bancada do Amazonas apoia convocação da Força Nacional para conter violência

O clima de ‘terror’ no fim de semana em Manaus com atos de vandalismo em agências bancárias, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulâncias, praças públicas e delegacias, repercutiu na bancada federal do Amazonas nesta segunda-feira, 7.

O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), confirmou à reportagem que já conversou com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, deputada Flávia Arruda (PL-DF), para solicitar a análise do pedido da Força Nacional para o Amazonas.

“É preciso fortalecer as ações repressivas, mas isso deve ser acompanhado com investimentos em inteligência e medidas para asfixiar os braços financeiros do tráfico”, afirmou.

O deputado informou, ainda, que já conversou anteriormente com a bancada do Amazonas para ficarem em alerta em relação ao controle de facções em áreas de Manaus. “Há tempos está ligado o sinal de controle das facções em áreas do Amazonas. Agora, é primário que após o assassinato de um líder de facção não se tenha preparado um plano de contenção contra retaliações do tráfico”, alfinetou.

Silas Câmara (Republicanos) disse que entrou em contato com o ministro da Justiça, Anderson Arruda, para pedir providências em relação aos atos de violência ocorridos no Amazonas. “Como deputado federal, estou fazendo o que posso fazer. Em relação à reunião da bancada, o coordenador é o senador Omar Aziz, que faz os movimentos para mobilizar o grupo. Obviamente, se formos convocados, estaremos prontos para fazer tudo o que for possível para acalmar e mudar esse quadro. É lamentável o que Manaus e o Amazonas estão passando”, ressaltou.

O deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM) lamentou as cenas de violência ocorridas no Amazonas. “Já fiz contato com o Ministério da Justiça. É uma tristeza ver a população com medo e a marginalidade nas ruas. É imprescindível investir na segurança pública do nosso Estado”, avaliou.

José Ricardo (PT) confirmou que o governador Wilson Lima (PSC) solicitou a Força Nacional. O parlamentar cobrou a realização de concurso público na Polícia Militar. “Está faltando contingente e está na hora do governo começar a fazer concurso público para contratar mais policiais e valorizar os profissionais da segurança pública com plano de carreira e benefícios. Mas o principal é que segurança se faz com inteligência e investimento tecnológico. Há muitos anos não se estrutura a polícia técnica. A bancada do Amazonas está clamando por segurança, mas está na hora de cobrar o governo federal”, ressaltou.

‘Abandono’

Alguns senadores classificaram a situação do Amazonas como abandono. O senador Eduardo Braga (MDB) se manifestou em suas redes sociais em relação às cenas de violência em Manaus. “Meu total repúdio aos atos de vandalismo, sobretudo a minha solidariedade aos trabalhadores e usuários do transporte público, também às famílias de bem que, por ventura, testemunharam essas situações de barbárie”, diz o senador em sua rede social.

Na avaliação de Braga, o sentimento é de total abandono. “Se já não bastasse toda a situação de pandemia, agora nos vemos em mais uma situação de crise. É urgente um comando técnico, qualificado na segurança pública e valorização aos nossos policiais do Amazonas”, afirmou.

Já o senador Plínio Valério (PSDB), afirmou que desde o primeiro minuto dos ataques em Manaus se posicionou a favor da convocação da Força Nacional. “Eu me posicionei favorável à convocação da Força Nacional para combater e dar auxílio a Polícia Federal, Policia Militar, Civil e falei com o ministro Anderson Arruda e com o governador Wilson Lima que, ainda bem, que fez o pedido da Força Nacional e apoiamos totalmente. Temos que estar ao lado do governador. É hora de união nesse momento”, disse.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com os deputados federais Bosco Saraiva, Sidney Leite (PSD), Atila Lins (PP) e Capitão Alberto Neto (Republicanos), além do senador Omar Aziz (PSD), mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

PF desarticula esquema criminoso que desviava auxílios com uso de documentos falsos

Duas associações criminosas especializadas em fraudes contra benefícios sociais foram alvos de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!