abril 10, 2025 12:35

Wilson Lima e representantes da Força Nacional definem estratégias de combate à violência nesta quarta

Com a chegada de reforço policial ao Amazonas, o governador Wilson Lima se reúne ainda nesta quarta-feira, 9, com dirigentes da Força Nacional para definir estratégias de combate à violência no Estado. O encontro deve ter a presença do coronel Américo Gaia, da Força Nacional, e do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates.

Em coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira, Wilson Lima fez um balanço positivo das ações da segurança do Estado para conter os ataques e ressaltou que o reforço dos 140 homens da Força Nacional vai ser importante para dar prosseguimento às ações.

“Mais de 40 pessoas envolvidas nos atos violentos já foram detidas. Hoje, foram apresentados três que trocaram tiros com a polícia. Outras diligências estão em andamento pelo nosso setor de Inteligência e Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Nacional encaminha a Força Nacional para o Estado do Amazonas. Parte dessa tropa já chegou (40 homens) hoje e o restante chega amanhã.  O coronel Américo Gaia vai se reunir com o nosso pessoal pra tratar e traçar as estratégias para que tenhamos definitivamente debelada essa situação em que a população do Amazonas tenha tranquilidade para seguir a sua vida”, afirmou.

“Não nos resta dúvida que essa ação é uma reação a todo o enfrentamento que temos feito em relação ao tráfico de drogas. A base Arpão tem sido uma estrutura significativa nesse processo no Alto Solimões, assim também como a estrutura de equipamentos de metralhadoras, pistolas, lanchas blindadas e todo esse suporte importante para as polícias no combate ao tráfico de drogas. Isso é uma prova que a nossa ação tem dado um resultado positivo”, completou o governador.

Interior

O secretário de Segurança, Louismar Bonates, confirmou que durante a reunião de logo mais será definida a estratégia da segurança e também como as tropas serão enviadas para os municípios do interior que foram afetados pela onda de violência.

“O detalhamento de onde e como atuaremos em conjunto será definido hoje à tarde durante a reunião que vamos executar e mostrar toda a nossa problemática e as manchas criminais no Estado. Temos o apoio da Força Nacional para fazer a parte ofensiva e da polícia judiciária que vai fazer a parte de investigação”, ressaltou.

O coronel da Força Nacional, Américo Gaia, falou sobre a chegada de parte do efetivo que veio apoiar o Amazonas. “A existência da Força Nacional é para prestar apoio aos Estados em momentos de crise. O Amazonas passa por uma situação de um problema inusitado e a Força Nacional com esse efetivo de Policia Militar e judiciária vem para contribuir com a segurança púbica do Estado. Hoje à tarde faremos um planejamento conjunto com o secretário de segurança para vermos a forma de melhor atender a sociedade amazonense”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Intervenção externa e autonomia da Ufam são debatidos por candidatos à reitoria no segundo turno

Os candidatos à Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) participaram nesta quinta-feira, 10, do debate para o segundo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!