abril 24, 2025 08:44

Após constatar nepotismo, MPAM determina exoneração de parentes de prefeito e vice de Amaturá

José Augusto Barrozo Eufrásio, conhecido como Zezinho Eufrasio (Pros), prefeito de Amaturá, a 1.072 quilômetros da capital, tem dez dias para acatar a recomendação do Ministério Público Estadual (MPAM) e afastar nove parentes que ocupam cargos comissionados na administração pública municipal.

Após instaurar inquérito civil para apurar o fato, o órgão ministerial constatou que alguns dos servidores públicos possuem grau de parentesco tanto com o prefeito, quanto com o vice, Evandro Lopes (Avante).

Na lista dos que devem ser destituídos dos cargos estão: Luiz Nunes Lopes, auxiliar de serviços gerais efetivo, com função gratificada de chefe de setor (sobrinho do vice-prefeito); Josaly Barroso Eufrásio, assessora (irmã do prefeito); Janete Barroso Eufrásio, enfermeira efetiva, com função gratificada de coordenadora de atenção básica de saúde (irmã do prefeito); Jane Carmem Barroso Eufrásio, professora efetiva, com função gratificada de coordenadora do setor de educação (irmã do prefeito); Jaime Barroso Eufrásio, assessor (irmão do prefeito); Athos Vorlande Eufrásio Plácido, assessor (sobrinho do prefeito); Matheus Ferreira Eufrásio, agente de endemias contratado (sobrinho
do prefeito); Anilson Félix Marinho, assessor (cunhado do prefeito); e Reinaldo Ramires de Melo, coordenador da junta do serviço militar (cunhado do prefeito).

Conforme o documento assinado pelo promotor Kleyson Nascimento Barroso, após a suspeita da prática de nepotismo, o MPAM solicitou a documentação dos servidores citados à Prefeitura de Amaturá. Com a análise dos documentos enviados no dia 31 de maio, foi possível constatar a prática de nepotismo.

Juntamente com a documentação dos parentes dos gestores municipais, a prefeitura já havia deixado claro que não iria se opor a destituir do cargo os seguintes lotados.

Confira a recomendação:

 

 

 

Veja o documento completo aqui.

 

 

 

Yasmim Araújo, para O Poder

Foto: Redes Sociais

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!