fevereiro 20, 2026 20:55

Longe de assumir a Sejusc, processo contra Joana Darc segue ritos na Aleam

Distante de assumir a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ou qualquer outra pasta no Governo do Estado, o processo de cassação contra a deputada Joana Darc (PL) – por quebra de decoro parlamentar ao acusar os colegas de receberem propina para eleger Roberto Cidade (PV) presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – segue os ritos normais na Casa.

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) confirmou nesta quinta-feira, 17, com exclusividade ao Portal O Poder, que apesar do pedido de desculpas publicamente a todos os colegas parlamentares da deputada Joana Darc (PL) nessa quarta-feira, 16, o processo de cassação do mandato segue independente de qualquer situação. “A lei é que vai dizer qual vai ser o tipo de pena que cabe a ela e vamos aguardar depois do parecer”, afirmou.

Relator do processo de cassação de Joana Darc, Dermilson Chagas já havia anunciado que o processo havia sido suspenso no período em que a deputada estava de licença-maternidade por 120 dias pelo nascimento do filho. No entanto, o processo voltaria ao trâmite normal assim que ela retornasse às atividades parlamentares na Aleam.

Preparação de defesa

Ao ser questionada pela reportagem qual seria a sua postura mediante o trâmite do processo na Aleam, Joana Darc confirmou que vai preparar a sua defesa.

“Se existe processo, existe defesa. Estou tranquila de que fiz a minha parte. Virei essa página e o processo seguirá normalmente, não vou politizar essa questão. Agora, o meu foco é cobrar a vacina para a população do Amazonas. Inclusive, ajuizei ação para vacinação das mães lactantes e também contribuí com os municípios afetados pela enchente”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!