setembro 15, 2024 05:09

Comissão de Ética deve apresentar parecer sobre processo de cassação de Joana Darc em 30 dias

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) confirmou nesta segunda-feira, 21, com exclusividade para o Portal O Poder que a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deve apresentar o parecer do processo por quebra de decoro parlamentar da deputada Joana Darc (PL) em até 30 dias. Ela acusou 16 parlamentares de venderem seus votos por R$ 200 mil para eleger Roberto Cidade (PV) presidente da Aleam, em dezembro do ano passado.

Dermilson afirmou que já acionou o presidente da Comissão de Ética, deputado Sinésio Campos (PT), para que o processo contra Joana Darc, que estava suspenso no período em que ela estava afastada das atividades parlamentares por licença-maternidade, volte a tramitar na Aleam.

“O processo da deputada Joana Darc estava parado por conta da licença-maternidade. Eu comuniquei ao presidente da Comissão de Ética, Sinésio Campos, que vamos retomar o processo já que ela voltou aos trabalhos legislativos”, afirmou.

De acordo com o deputado, que é o relator do processo, as punições previstas no Regimento Interno que podem ser aplicadas à Joana Darc serão decididas pelos deputados quando houver a votação no plenário. “As punições podem ser advertência, afastamento do mandato e até a cassação. Acredito que, no máximo em 30 dias, vai estar concluso o relatório, sendo que ainda podemos ter pela frente o recesso parlamentar”, ressaltou.

O Portal O Poder entrou em contato com a deputada Joana Darc, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!