Os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Jaildo Oliveira (PCdoB) discutiram ao término da Sessão Plenária desta terça-feira, 29. O motivo da briga entre os parlamentares é o vídeo divulgado no último fim de semana, no qual Guedes para um motorista de ônibus e pede a ele que volte ao ponto anterior para buscar uma idosa “deixada para trás”.
Rodrigo Guedes reexibiu o vídeo no plenário Adriano Jorge e defendeu a sua ação. Em seguida, o parlamentar exibiu um vídeo do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários o ameaçando com cintos na mão. Além disso, o vereador mostrou prints de intimidações que está recebendo em suas redes sociais.
“Eu não vou parar, não tenho medo, não me acuo e não será esse tipo de situação que vai parar o meu trabalho. Imagina se alguém vai dizer o que podemos fazer ou não, com cenas grotescas. Isso não é um ataque a um vereador, mas um ataque ao Parlamento”, falou Guedes.
Por sua vez, Jaildo Oliveira taxou a atitude de Rodrigo Guedes como “palanque eleitoral” em cima do motorista de ônibus. De acordo com ele, a empresa em que o motorista trabalha é uma das mais rigorosas no treinamento dos profissionais.
“O seu ato foi o mais grotesco e bizarro que eu vi na minha vida. Faça o que é correto, pegue a numeração do ônibus e denuncie para os órgãos competentes”, disse Jaildo ao convidar, em seguida, Rodrigo Guedes a “trancar” os amarelinhos que transitam pela Zona Leste.
Rodrigo Guedes rebateu falando que visitaria a Zona Leste e demais áreas da cidade para verificar que o problema retratado no vídeo existe. “Vossa Excelência não se pronunciou sobre o uso de cinturões tentando me intimidar. Acha isso correto? Ninguém vai me intimidar não”, disse de forma alterada para Jaildo. “Nós não vamos acabar com isso num ‘requerimentozinho’. Óbvio que eu poderia ter feito de outra forma. Não vou lhe ouvir, Jaildo”, finalizou o parlamentar.
É possível ver na transmissão nos canais oficiais da Casa Legislativa Jaildo Oliveira gesticulando de forma calorosa para Rodrigo Guedes e parando quando o vereador Marcel Alexandre (Podemos) informa que fará um encaminhamento para a Comissão de Transporte do Parlamento Municipal apurar os fatos.
“Quero só dizer a Vossa Excelência, Rodrigo Guedes, que não desqualifique as ferramentas que essa Câmara Municipal tem. Não são ‘requerimentozinhos’, são documentos oficiais pautados por vereadores que tiveram votos como Vossa Excelência”, repreendeu o presidente da Sessão, vereador Wallace Oliveira (Pros).
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins