A vaga de Encarnação Salgado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deve ser ocupada pelo magistrado Cezar Luiz Bandiera, de acordo com informações de bastidores. O novo posto de desembargador do órgão judiciário ficou aberto após aposentadoria compulsória da magistrada.
Para O Poder, o presidente do TJAM, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, informou com a nova vaga de desembargador do tribunal será preenchida por merecimento. Após a comunicação oficial, será feito um edital para preenchimento da vaga entre os juízes de 1º grau do TJAM.
“Estou aguardando a comunicação oficial do Conselho Nacional de Magistratura, que deve levar de cinco a dez dias”, comentou Chalub.
Nova vaga
Chalub comunicou que o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa deverá aposentar-se em agosto por idade e, por isso, o Tribunal abrirá novamente uma nova vaga. Dessa vez, o critério será por Antiguidade.
Aposentadoria Compulsória
Nesta terça-feira, 29, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aposentou compulsoriamente a desembargadora Encarnação Salgado durante a 334ª Sessão Ordinária do Plenário. A magistrada é suspeita de participação em esquema de vendas de decisões para uma facção criminosa.
Porém, o CNJ resolveu manter os vencimentos proporcionais da, agora, ex-desembargadora. Durante os cinco anos de afastamento das funções, Encarnação Salgado recebeu o salário normalmente.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação TJAM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins