Em Lábrea, a 852 quilômetros de Manaus, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foi intimado a prestar esclarecimentos sobre irregularidades e impropriedades encontradas no exercício financeiro da campanha das eleições de 2016. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Conforme o órgão, a sigla partidária ainda não apresentou nenhuma manifestação a respeito dos erros encontrados. Entre as irregularidades estão a omissão na entrega de prestações de contas parciais, descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha no prazo, e divergência quanto ao cadastramento dos prestadores de contas e aqueles que
se encontram na base de dados da Justiça Eleitoral, bem como ausência de extratos bancários ou declaração de Instituição Financeira que possa atestar a não movimentação de ativos.
Em parecer, o órgão fiscalizador optou pela desaprovação das contas apresentadas com a suspensão de repasses futuros de cotas novas do Fundo Partidário pelo período de 6 meses. O partido ainda teria tentado recorrer a decisão, mas acabou sendo multado no valor de um salário mínimo.
Confira o documento aqui.
Yasmim Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins