Depois que o ex-governador Amazonino Mendes confirmou que vai ingressar no DEM, os deputados estaduais Wilker Barreto e Dermilson Chagas e os vereadores Amom Mandel e Professora Jaqueline, todos do Podemos, anunciaram nesta sexta-feira, 9, que também vão se desligar da sigla. A “debandada” ocorre justamente após a decisão da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, transferir o comando do Diretório Estadual para o deputado Abdala Fraxe e não para Wilker Barreto.
Durante entrevista coletiva, Wilker Barreto afirmou que todos foram surpreendidos pela mudança na presidência do Podemos. Wilker relembrou que Amazonino Mendes está migrando para o Democratas e não descartou a possibilidade seguir os passos do “cacique político”.
“Quem sai arranhado hoje é a imagem do partido que não é diferente de muitos que nós conhecemos, os famosos partidos que, com meia hora de conversa, jogam todo trabalho feito. A resistência do Amazonas sai do Podemos com a saída de Amazonino Mendes, além dos deputados e vereadores. Quem perde hoje não somos nós, quem perde hoje é o Podemos. A minha decisão de deixar o Podemos é irrevogável. Política se faz conversando. Eu, deputado Wilker, acompanharei o Amazonino para onde ele for”, enfatizou.
Na avaliação de Wilker, o Podemos está descaracterizado com as mudanças e cobrou que a presidente nacional, Renata Abreu, encaminhe para ele a carta de desfiliação.
O vereador Amon Mandel afirmou durante a coletiva que ainda não decidiu para que partido deve seguir e que no momento vai ficar independente na Câmara Municipal. “O Podemos não serve mais aos bons propósitos que eu planejei e decido deixar o partido”, afirmou.
Na esteira do colega, a vereadora Professora Jaqueline disse que, apesar da boa votação que os candidatos do Podemos tiveram na última eleição, o partido não respeitou a atuação dos seus membros. “Não me vejo em condições de permanecer em um partido que não respeitou nossa linha de atuação. Não tenho pressa de ver uma nova sigla”, ressaltou.
O Portal O Poder entrou em contato com o deputado Abdala Fraxe, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins