O deputado Wilker Barreto confirmou nesta quinta-feira, 22, com exclusividade ao Portal O Poder, que já cobrou da executiva nacional do Podemos a sua liberação ou até mesmo expulsão da sigla para que possa se filiar ao Democratas, provável destino do ex-governador Amazonino Mendes.
A decisão de deixar o Podemos foi anunciada há 13 dias pelos deputados Wilker e Dermmilson Chagas, além dos vereadores Amon Mandel e Professora Jaqueline, que confirmaram as suas saídas em protesto à decisão da presidente nacional, Renata Abreu, que transferiu o comando do partido no Amazonas para o deputado Abdala Fraxe.
“Eu, na condição de presidente, pedi a liberação de todos os mandatários da capital e do interior. Mas eu não posso me liberar. Cobrei da executiva nacional do Podemos a minha liberação ou expulsão, porque eu não fico em um partido que caminhe próximo da organização criminosa. O Podemos nacional disse que daria o documento que eu estou pedindo com o meu jurídico e espero, ainda no mês de julho ou em agosto, ter esses documentos em mãos”, afirmou.
Wilker disse, ainda, que espera o mais rápido possível legalizar a sua transferência partidária prevista para poder se filiar na nova sigla e poder disputar a reeleição a deputado estadual no pleito de 2022.
“Lembrando que eu ainda tenho a janela partidária de abril de 2022, mas eu não quero esperar até lá. Preciso obviamente dessas cartas para não sofrer nenhum tipo de perseguição”, ressaltou.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria do deputado Abdala Fraxe, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins