fevereiro 22, 2026 16:43

‘Guerra’ entre direção nacional do Podemos e deputado Wilker Barreto pode acabar na Justiça

O impasse entre o diretório nacional do Podemos e o deputado Wilker Barreto (Podemos) pode acabar na Justiça caso a presidente nacional da sigla, Renata Abreu, não libere a carta de desfiliação para que o parlamentar possa deixar o partido e ingressar no Democratas, destino do ex-governador Amazonino Mendes.

A decisão de deixar o Podemos foi anunciada há 19 dias pelos deputados Wilker e Dermmilson Chagas, além dos vereadores Amon Mandel e Professora Jacqueline, que confirmaram as suas saídas em protesto à decisão de Renata Abreu, que transferiu o comando do partido no Amazonas para o deputado Abdala Fraxe.

Wilker Barreto afirmou nesta quarta-feira, 28, que está se reunindo constantemente com o seu departamento jurídico para avaliar qual caminho seguir para agilizar a sua liberação do Podemos. “Estou inclusive numa reunião com o meu advogado e a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, falou que me entregaria a carta de desfiliação. Vou preparar o documento e me filiar assim que tiver a carta. Usarei todos os remédios jurídicos. Minha decisão é irrevogável”, alfinetou.

Dermilson Chagas também está de “malas prontas” para deixar o Podemos. Fontes que não quiseram se identificar nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), informaram que o destino de Dermilson pode ser o MDB, do senador Eduardo Braga, com quem o deputado tem conversado, ou o Democratas, futuro partido do colega da oposição Wilker Barreto e do ex-governador Amazonino Mendes.

Ao ser questionado pela reportagem sobre qual seria o seu futuro partido, se o MDB ou o DEM, Dermilson preferiu ser diplomático e disse que ainda não decidiu. “Não estou conversando com todo mundo”, desconversou.

O deputado Abdala Fraxe (Podemos) afirmou, por intermédio de sua assessoria, que só vai se manifestar sobre a saída dos dois deputados e vereadores quando for oficializado o novo presidente estadual do Podemos.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!