Roraima – Mesmo após dois anos e meio de mandato e com recursos em caixa, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), não iniciou a tão aguardada reforma e revitalização do Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, popularmente conhecido como ‘Totozão’, e da estrutura anexa que possui a piscina olímpica.
Nesta semana, Denarium usou as redes sociais para parabenizar o desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, momento em que demonstrou valorizar a prática esportiva. Porém, como governador, entra em contradição ao deixar a estrutura do Totozão completamente abandonada.
“A Rebeca é o Brasil que a gente quer. Quem não se emociona com o resultado positivo do esforço? Parabéns a toda nossa equipe campeã”, escreveu Denarium em uma rede social.
O local está esquecido pelo Poder Público Estadual há mais de uma década. Quando em pleno funcionamento, era palco de grandes eventos esportivos. A piscina olímpica era o local de treino de vários atletas, que sempre viajavam para participar de competições em outros Estados.
A realidade agora é de uma estrutura caindo aos pedaços, depredada, tomada pelo mato e sujeira, servindo como abrigo para usuários de drogas e consumo de bebida alcoólica. Uma estrutura que poderia ser usada para realizar o sonho de muitos atletas roraimenses, de um dia poder representar o Brasil em uma olimpíada.
Outro lado
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que está em fase de conclusão um projeto para a reforma geral do Ginásio Poliespotivo Vicente Ítalo Feola (Totozão), o qual contemplará além do ginásio, a urbanização externa do local.
“No mês de junho do ano passado, o local, que estava até então ocupado por imigrantes venezuelanos, foi desocupado, porém não está apto para a prática de esporte”, confirmou a secretaria.
No momento, o local serve para o armazenamento de mobiliários adquiridos pela Seed, que estão recebendo tombamento e sendo distribuídos para as escolas da rede estadual de todo o Estado.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação