Após 15 dias de recesso parlamentar, os deputados retornam aos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira, 2. Na pauta, estão atividades da Comissão de Educação, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), como a audiência pública para debater a implantação do Novo Ensino Médio na educação pública do Estado.
De acordo com Therezinha, o projeto será aplicado de forma progressiva. “Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para mil horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho”, ressaltou.
De acordo com a parlamentar, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a conhecida LDB, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. Com a legislação aprovada, o Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio.
Expectativas
Na terça-feira, 3, acontece a sessão ordinária hibrida no plenário Ruy Araújo, a partir das 9h, com a volta dos debates e votações de projetos e mensagens governamentais. O Projeto de Lei do Governo do Amazonas que vai garantir a implantação do pagamento do 14º e 15º salários para os profissionais da Educação, do programa Educa+Amazonas, também vai começar a tramitar a partir desta semana e deve ser votado no retorno do recesso parlamentar. O programa vai investir R$ 400 milhões na área educacional.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), confirmou que a expectativa do parlamento na volta do recesso é de muito trabalho e votação de projetos importantes para o Amazonas. “Vamos iniciar o segundo semestre com muito trabalho e muita disposição. Como fizemos no primeiro semestre, quando muitas proposituras foram analisadas, votadas e aprovadas, não será diferente no segundo semestre do ano. As matérias do Executivo que favoreçam a população amazonense sempre terão total atenção do Legislativo Estadual”, afirmou.
Na esteira do colega, Serafim Corrêa (PSB) afirmou que o retorno do parlamento trará a volta do debate dos grandes temas locais e nacionais, vacinação, regras eleitorais e BR-319, que será fundamental para o Amazonas, além da pauta mais importante na sua avaliação, que será o orçamento do Estado.
A presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz explicou a importância da audiência pública que vai debater o Novo Ensino Médio que vai ser implantado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins