fevereiro 20, 2026 18:49

Aleam volta aos trabalhos nesta segunda-feira com implantação do Novo Ensino Médio na pauta

Após 15 dias de recesso parlamentar, os deputados retornam aos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira, 2. Na pauta, estão atividades da Comissão de Educação, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), como a audiência pública para debater a implantação do Novo Ensino Médio na educação pública do Estado.

De acordo com Therezinha, o projeto será aplicado de forma progressiva. “Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para mil horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho”, ressaltou.

De acordo com a parlamentar, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a conhecida LDB, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. Com a legislação aprovada, o Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio.

Expectativas

Na terça-feira, 3, acontece a sessão ordinária hibrida no plenário Ruy Araújo, a partir das 9h, com a volta dos debates e votações de projetos e mensagens governamentais. O Projeto de Lei do Governo do Amazonas que vai garantir a implantação do pagamento do 14º e 15º salários para os profissionais da Educação, do programa Educa+Amazonas, também vai começar a tramitar a partir desta semana e deve ser votado no retorno do recesso parlamentar. O programa vai investir R$ 400 milhões na área educacional.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), confirmou que a expectativa do parlamento na volta do recesso é de muito trabalho e votação de projetos importantes para o Amazonas. “Vamos iniciar o segundo semestre com muito trabalho e muita disposição. Como fizemos no primeiro semestre, quando muitas proposituras foram analisadas, votadas e aprovadas, não será diferente no segundo semestre do ano. As matérias do Executivo que favoreçam a população amazonense sempre terão total atenção do Legislativo Estadual”, afirmou.

Na esteira do colega, Serafim Corrêa (PSB) afirmou que o retorno do parlamento trará a volta do debate dos grandes temas locais e nacionais, vacinação, regras eleitorais e BR-319, que será fundamental para o Amazonas, além da pauta mais importante na sua avaliação, que será o orçamento do Estado.

A presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz explicou a importância da audiência pública que vai debater o Novo Ensino Médio que vai ser implantado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!