fevereiro 22, 2026 14:50

Deputado quer retirar enlatados e bebidas artificiais da merenda escolar no Amazonas 

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um projeto de lei quer proibir na merenda escolar da rede estadual a oferta de embutidos, enlatados e bebidas artificiais. A matéria, de autoria do deputado Wilker Barreto (Podemos), foi apresentada nesta quinta-feira, 12, durante o pequeno expediente da Aleam.

Para apresentar a proposta, o parlamentar usou como parâmetro a qualidade da merenda escolar que servida para as crianças e adolescentes nas escolas brasileiras. A maioria utiliza produtos industrializados.

“Que possamos tramitar com esse projeto em caráter de urgência. Precisamos enfrentar e determinar uma alimentação saudável para os nossos alunos. Se fosse em 1940, quando não se tinha toda essa informação, ainda ‘vá lá’. Estamos falando em 2021 e tem vídeos na internet alertando o quanto os enlatados são nocivos para a saúde”, alfinetou.

O quê é considerado prejudicial?

De acordo com o parágrafo primeiro do Projeto de Lei, são “embutidos” os alimentos produzidos pelo enchimento de tripas de animais ou artificiais (feitas com colágeno), com recheio à base de carnes, vísceras, gordura, sangue, especiarias e outros ingredientes, como conservantes e aromatizantes, a exemplo de salsichas, linguiças, salames, mortadelas, chouriços, entre outros.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!