janeiro 20, 2025 07:29

Vereadores gastam dinheiro público para ‘pegar Lei’ que podia ser encontrada na internet 

Os vereadores William Alemão (Cidadania) e João Carlos (Republicanos) resolveram “investir” em uma viagem para o Rio Grande do Sul para receber em mãos uma proposta de Lei voltada para a cadeia produtiva da piscicultura. Vale lembrar que o documento poderia ser encontrado facilmente no site oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), levando em consideração o sistema informatizado implantado por todas as Casas legislativa no país.

O interesse dos vereadores foi grande quando se falou em uma viagem ao Sul, mas, quando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) organizou, no último dia 4, a “1ª Mostra de Integração de Projetos Inovadores para Produção Regional”, para impulsionar o desenvolvimento de produtos amazônicos de alto valor agregado, faltou interesse por parte dos parlamentares. O evento da autarquia foi on-line e não teria custos com diárias.

A viagem dos parlamentares tinha uma agenda de visitas e reuniões com autoridades para busca de informações sobre o investimento no desenvolvimento do turismo e no setor da agricultura, mas Alemão e João Carlos não foram recepcionados pelas autoridades. O que mostrou que a viagem se tornaria um “mau investimento” do erário público, levando em consideração que a viagem foi toda “bancada” pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Além de não gastarem com o transporte aéreo de ida e volta para o evento de piscicultura em Porto Alegre, os vereadores irão receber, de quebra, diárias pelos dias que estiveram participando da audiência que pouco rendeu para o Amazonas ou para Manaus, levando em consideração o discurso dos parlamentares nesta segunda-feira, 16, durante o pequeno expediente.

Prestando contas 

Na prestação de contas sobre a viagem de três dias para Porto Alegre, de 9 a 13 de agosto, faltou empolgação dos parlamentares para contar as novidades trazidas de outro Estado no investimento do turismo, piscicultura ou agricultura. No plenário, os vereadores não entraram em detalhes nem apresentaram soluções concretas para investir em Manaus.

Para participar do evento no Sul, Alemão e João Carlos usaram o pretexto de serem membros da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre). Além disso, os parlamentares tiveram as despesas pagas pela CMM.

Na plenária, Willian Alemão agradeceu a Casa por ter proporcionado a ele e ao vereador João Carlos a ida até Porto Alegre para participarem da Audiência Pública para a criação da Câmara Setorial do Estado do Rio Grande do Sul. “Conhecemos esse modelo que é muito interessante e que irei convidar o presidente da Comissão de Agricultura para trocarmos uma ideia e colocar em prática”, limitou-se a dizer o vereador, sem divulgar muitos detalhes do evento.

Willian Alemão disse que a agenda dos parlamentares foi extensa nos dias em que estiveram no Sul e que não houve atendimento por parte das autoridades locais, exceto na cidade de Bento Gonçalves (RS). Os vereadores também não falaram muito sobre o conteúdo das reuniões e nem como poderiam beneficiar Manaus.

“Aproveitamos que estávamos no Rio Grande do Sul para trazer informações e ideias sobre modelos de desenvolvimento ligados ao turismo e à produção rural. Fomos recepcionados e nos entregaram uma lei. Convido a todos da 10ª Comissão para eu apresentar este PL e levarmos ao prefeito”, finalizou Alemão sem entrar em detalhes novamente sobre do que se tratava o Projeto de Lei que deu certo em Bento Gonçalves.

Viagem

João Carlos e William Alemão estiveram na semana passada no Rio Grande do Sul para participarem de uma Audiência Pública sobre a cadeia produtiva de piscicultura no Estado sulista. Os dois parlamentares também realizaram, conforme publicado no Diário Oficial da Casa Legislativa, “visitas técnicas para o devido intercâmbio de informações com parlamentares e autoridades dos setores do comércio, indústria, turismo, produção agrícola, pesca e aquicultura do município de Porto Alegre e cidades da região metropolitana”.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!