fevereiro 20, 2026 19:57

TRE-AM mantém reprovação de contas de Sassá da Construção

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) manteve a reprovação das contas do vereador Cícero Custódio da Silva (PT), também conhecido como Sassá da Construção Civil. Em março, a Corte Eleitoral resolveu reprovar as contas do vereador referentes às eleições de 2020. 

A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, 31, no Diário Oficial do TRE-AM. O documento foi assinado pelo relator Victor André Liuzzi Gomes, na última quinta-feira, 26.

Irregularidades 

De acordo com o TRE-AM, foram três as irregularidades apontadas no parecer conclusivo (id. 8485256) que Sassá da Construção cometeu durante a eleição de 2020, enquanto concorria à reeleição na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O vereador teria descumprido o prazo da divulgação do relatório financeiro, que constitui falta grave. Outra irregularidade foi a ausência de registro de gastos à época da divulgação parcial referentes a serviços advocatícios e contábeis. O TRE também constatou a não apresentação de documento comprobatório de doações estimadas em dinheiro, no valor de R$ 3.430,00.

“Em relação às duas primeiras falhas, esta Corte fixou o entendimento segundo o qual tais irregularidades, relacionadas a omissões na prestação de contas parcial, se não forem devidamente justificadas, devem ser consideradas no julgamento das contas finais. E, assim sendo, podem implicar a desaprovação das contas, comprometendo mais de 10% do total de recursos movimentados, o que afastaria a proporcionalidade para o caso”, explicou o relator Victor Gomes.

Análise 

Conforme o TRE-AM, no caso sob análise não constam justificativas que permitam relativizar as obrigações estabelecidas pela legislação eleitoral ao tratar das prestações de contas parciais. As referidas irregularidades, por conseguinte, devem ser consideradas.

O TRE-AM disse, ainda, que somados os valores correspondentes, as omissões comprometem parte significativa das contas. Afasta-se, desse modo, a proporcionalidade para o caso concreto. A terceira irregularidade, que é a não apresentação de documento comprobatório de doações estimadas em dinheiro, deve ser mantida igualmente.

Nota

O Portal O Poder entrou em contato com o vereador Sassá da Construção Civil, no dia 17 de agosto deste ano. O parlamentar afirmou estar acompanhando o processo e acrescentou que as contas estão sendo desaprovadas por falta de responsabilidade de um contador que esqueceu de colocar um computador na prestação de conta.

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!