A Lei que regulamenta o Auxílio Manauara foi alterada pela Prefeitura de Manaus e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa terça-feira, 31. Para O Poder, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pelo benefício, explicou que a medida foi necessária por conta da inserção de novas famílias no programa, o que não era permitido na lei anterior.
“A Semasc recebeu uma emenda parlamentar de R$ 500 mil do ex-vereador Roberto Sabino (Podemos) que vai permitir a inserção de 410 novas famílias no benefício”, informou.
De acordo com a Pasta, essas famílias estão passando por processo de reavaliação, uma vez que as inscrições foram realizadas em fevereiro, e mesmo sendo elegíveis para o programa à época, ficaram de fora por conta de critérios de desempate.
O benefício contempla, no total, 40 mil famílias que moram em Manaus. As especificações para recebimento do Auxílio Manauara incluídos nessa reformulação estão aqui.
Prorrogação
No fim de julho, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou que o Auxílio Manauara seria prorrogado por mais três meses, caso a crise econômica provocada pela pandemia se mantivesse.
“O Auxílio Manauara será estendido neste primeiro momento por mais três meses e, além disso, ampliado para alcançar mais 410 famílias. Agradeço aqui ao ex-vereador Roberto Sabino pela emenda parlamentar, que possibilitou a contemplação de mais pessoas neste importante programa, que integra a rede de proteção social da Prefeitura de Manaus. No total, R$ 96 milhões passarão pelas mãos das famílias durante os 12 meses do programa, o que ameniza o sofrimento e movimenta a economia. É mais dignidade e justiça social com o dinheiro do povo voltando para o povo”, disse o prefeito David Almeida à época.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação/Semcom
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins