O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), confirmou nesta quarta-feira, 1º, que a CPI da Amazonas Energia, proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), será instalada oficialmente na Casa Legislativa nesta quinta-feira, 2.
“Dentro de 24 horas, estarei aqui com a relação das indicações dos partidos e blocos partidários, quando irei instalar a CPI da Amazonas Energia. Os membros terão o desafio de fazer um grande trabalho para que o povo do Amazonas não passe pelo que está passando. Amanhã teremos os cinco membros da Comissão que vão compor a CPI”, anunciou.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) parabenizou o presidente Roberto Cidade pela instalação da CPI da Amazonas Energia e solicitou que a Mesa Diretora seja consultada para que inclua na Comissão a sua emenda, que pede apuração do aumento da tarifa de energia.
“Pedi a apuração dentro da ótica do direito do consumidor, se o decreto de 2019 do Governo do Estado acarretou o aumento da tarifa lá atrás. O decreto já é inconstitucional. Quero saber se a mudança tarifária em 2019 ocorreu no aumento”, questionou.
‘Não brinco de CPI’
Sinésio Campos, autor da propositura da CPI da Amazonas Energia, afirmou que não brinca de CPI e nem de denuncismo, além de citar a CPI da Amazonas Energia proposta pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) que “naufragou” e não foi aprovada pelo parlamento municipal.
“A Câmara Municipal de Manaus ensaiou uma CPI e essa concessão passa por esse Poder e tem um grande apelo com os apagões. Temos demissões em massa como também estamos permanentemente vendo o sucateamento do interior com apagões e o programa Luz Para Todos parou. Queremos saber como estão os contratos feitos do Luz Para Todos, pois sequer estão fazendo manutenção na rede”, afirmou.
Sinésio confirmou que a CPI já tem mais de dez assinaturas e espera ampliar esse número. “Essa CPI conseguiu agregar e juntar todos os deputados porque o interesse da sociedade está em jogo. Vamos abrir hoje e dar o prazo para que os partidos indiquem os seus participantes da CPI”, ressaltou.
Até o momento assinaram a CPI da Amazonas Energia os deputados Sinésio Campos (PT), o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), Fausto Júnior (MDB), Therezinha Ruiz (PSDB), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos), Carlinhos Bessa (PV), João Luiz (Republicanos), Álvaro Campelo (PP) e Dermilson Chagas (Podemos).
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins