fevereiro 22, 2026 00:00

Presidente da Aleam oficializa instalação da CPI da Amazonas Energia

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), confirmou nesta quarta-feira, 1º, que a CPI da Amazonas Energia, proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), será instalada oficialmente na Casa Legislativa nesta quinta-feira, 2.

“Dentro de 24 horas, estarei aqui com a relação das indicações dos partidos e blocos partidários, quando irei instalar a CPI da Amazonas Energia. Os membros terão o desafio de fazer um grande trabalho para que o povo do Amazonas não passe pelo que está passando. Amanhã teremos os cinco membros da Comissão que vão compor a CPI”, anunciou.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) parabenizou o presidente Roberto Cidade pela instalação da CPI da Amazonas Energia e solicitou que a Mesa Diretora seja consultada para que inclua na Comissão a sua emenda, que pede apuração do aumento da tarifa de energia.

“Pedi a apuração dentro da ótica do direito do consumidor, se o decreto de 2019 do Governo do Estado acarretou o aumento da tarifa lá atrás. O decreto já é inconstitucional. Quero saber se a mudança tarifária em 2019 ocorreu no aumento”, questionou.

‘Não brinco de CPI’

Sinésio Campos, autor da propositura da CPI da Amazonas Energia, afirmou que não brinca de CPI e nem de denuncismo, além de citar a CPI da Amazonas Energia proposta pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) que “naufragou” e não foi aprovada pelo parlamento municipal.

“A Câmara Municipal de Manaus ensaiou uma CPI e essa concessão passa por esse Poder e tem um grande apelo com os apagões. Temos demissões em massa como também estamos permanentemente vendo o sucateamento do interior com apagões e o programa Luz Para Todos parou. Queremos saber como estão os contratos feitos do Luz Para Todos, pois sequer estão fazendo manutenção na rede”, afirmou.

Sinésio confirmou que a CPI já tem mais de dez assinaturas e espera ampliar esse número. “Essa CPI conseguiu agregar e juntar todos os deputados porque o interesse da sociedade está em jogo. Vamos abrir hoje e dar o prazo para que os partidos indiquem os seus participantes da CPI”, ressaltou.

Até o momento assinaram a CPI da Amazonas Energia os deputados Sinésio Campos (PT), o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), Fausto Júnior (MDB), Therezinha Ruiz (PSDB), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos), Carlinhos Bessa (PV), João Luiz (Republicanos), Álvaro Campelo (PP) e Dermilson Chagas (Podemos).

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!