fevereiro 4, 2026 16:04

Corregedoria da Aleam acata processo de cassação de Joana Darc

Depois de quase oito meses parado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o processo por quebra de decoro e perda do mandato da deputada Joana Darc (PL) começa a tramitar. A corregedora da Aleam, deputada Therezinha Ruiz (PSDB) acatou o pedido dos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos, e o parecer foi enviado ao presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), que encaminhou a matéria para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para avaliação de admissibilidade.

Joana Darc está sendo notificada por acusar 16 deputados de terem vendido seus votos por R$ 200 mil para eleger o presidente Roberto Cidade em dezembro de 2020.

Mesmo pedindo desculpas aos deputados no plenário na sua volta aos trabalhos na Aleam, depois de 120 dias de licença-maternidade, Joana Darc não foi “perdoada” pelos colegas.

O deputado Wilker Barreto cobrou na última terça-feira, 31, na tribuna da Aleam que o processo contra Joana Darc tramitasse e que um simples pedido de desculpa não apaga a exposição na mídia nacional das declarações da deputada.

“O pedido de desculpas da deputada Joana Darc não tem a mesma proporção da denúncia. Foram 30 segundos no Jornal Nacional. A minha questão de ordem, como autor da denúncia, é que a Mesa Diretora possa determinar que o processo seja concluído, para que possamos dar uma resposta à sociedade”, afirmou.

Dermilson Chagas confirmou que a matéria já se encontra na CCJ para avaliação de admissibilidade e que o relator será o deputado Delegado Péricles e que depois o processo retorna para a Comissão de Ética.

Fontes dos bastidores da Aleam confirmaram ao Portal O Poder que as declarações da deputada Joana Darc acusando os deputados de compra de votos “não foi digerida” pelos parlamentares e que a vontade da maioria dos deputados é que ela seja punida, o que, nas últimas consequências, pode ser a perda do mandato.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!