abril 24, 2025 08:52

Deputados não se falam e clima permanece pesado no Podemos-AM

Fontes dos bastidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) confirmaram ao Portal O Poder nesta quinta-feira, 9, que o “clima permanece pesado” entre o novo presidente estadual do Podemos, deputado Abdala Fraxe, e os colegas Wilker Barreto e Dermilson Chagas. Os parlamentares praticamente não se falam nas dependências da Casa Legislativa.

Dois meses depois de anunciar sua saída do Podemos, o impasse entre a presidente nacional da sigla, Renata Abreu, e os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas continua. Até o momento, Renata Abreu não liberou a carta de desfiliação para que Wilker possa deixar o partido e ingressar no Democratas, juntamente com o ex-governador Amazonino Mendes.

A saída de Wilker Barreto e Dermilson Chagas do Podemos foi acompanhada pelos vereadores Amon Mandel e Professora Jacqueline, que também deixaram o partido em protesto à decisão de Renata Abreu, que transferiu o comando do partido no Amazonas para o deputado Abdala Fraxe.

Wilker Barreto afirmou que ainda está aguardando da direção nacional a carta de liberação e que, atualmente, ele e Dermilson Chagas continuam nas fileiras do Podemos, apesar da mudança no diretório estadual com Abdala Fraxe.

“Implementamos um duro golpe no que diz respeito ao comando do partido na Assembleia Legislativa. O Abdala Fraxe não consegue e não conseguira assumir a liderança enquanto eu e Dermilson estivermos no Podemos. Porque a liderança do Podemos é eleita pelos membros, ou seja, dos três deputados nós temos dois votos. Iremos ficar no Podemos dando esse xeque-mate o tempo que nós conseguirmos aguentar. Temos até abril do ano que vem”, alfinetou.

Críticas à direção nacional

O deputado Wilker Barreto voltou a criticar a postura da presidente nacional Renata Abreu que, na sua avaliação, está indo contra todos os seus princípios políticos e ideológicos, ao se aliar ao governo do Estado e colocar um deputado governista no comando do Amazonas.

“A Renata Abreu, presidente nacional do partido, que tanto pregou o combate à corrupção, tomou a decisão de tirar o partido da oposição e entregar ao governo. Isso é contraditório a tudo aquilo que ela prega. Mas iremos continuar firmes na oposição ao governo”, ressaltou.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o deputado Abdala Fraxe, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

RR: PF deflagra Operação Cessatio contra fraudes ao INSS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Cessatio, com o objetivo de desarticular grupos criminosos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!