novembro 15, 2024 12:24

Emenda de Bosco Saraiva contribui para realização da jornada de cirurgia oftalmológica em Parintins

Com apoio da emenda parlamentar destinada pelo deputado Federal Bosco Saraiva (SD-AM), a Prefeitura de Parintins, em parceria com a Fundação Piedade Cohen, promoveu uma jornada de cirurgia oftalmológica contemplando cem moradores do município.

A ação, que já está em sua terceira edição, teve início no último sábado, 4, e encerrou na terça-feira, 7, sendo 75 cirurgias de catarata e 25 de pterígio (conhecida como “carne crescida”).

O prefeito Bi Garcia, criador das jornadas de cirurgias em Parintins em 2005, afirmou que essa política se intensifica para cuidar bem das pessoas. “Além da jornada de cirurgias, todos os meses a prefeitura, em conjunto com a Fundação Piedade Conhen, disponibiliza 300 consultas à população”, informou.

De acordo com o médico oftalmologista Jacob Cohen, a equipe da Fundação verifica as cidades onde há maior necessidade de cirurgias de catarata e prioriza os atendimentos. “Existe um índice de cirurgia de catarata por município e Parintins está com 50% das necessidades de operação, sendo que outros municípios importantes do interior do Amazonas estão com média ou abaixo de 30% e alguns com 10%. Já Manaus, com seus mais de 200 oftalmologistas, atinge cerca de 80% no índice de operados. Portanto, percebemos que há uma grande desigualdade que precisa ser olhada com mais carinho”, explicou.

Para o deputado Bosco Saraiva, investir na promoção da saúde do povo amazonense é um compromisso de sua gestão como deputado federal na busca de uma vida melhor para todos. “Para mim, é muito gratificante poder destinar emendas parlamentares que contribuam com projetos como esse e que beneficiam diretamente a população, proporcionando mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo”, disse Bosco Saraiva.

Fundapi

Instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, para fazer frente à uma demanda reprimida de pacientes com doenças oftalmológicas no interior do Estado, onde a catarata é a principal causa de deficiência visual grave e de cegueira irreversível, a Fundapi possui parcerias com universidades públicas e instituições filantrópicas, como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Pesquisa Oftalmológica da Escola Paulista de Medicina (Ipepo-IPM), Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, Universidade de Coimbra e Fundação Champalimaud, ambas em Portuga, e Prasad Eye Institute, em Hyderabad, na Índia.

 

Com informações da assessoria

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Nova ‘rota da seda’ será importante para ZFM

As imponentes silhuetas dos guindastes do novo megaporto de Chancay, no norte de Lima, refletem a magnitude da infraestrutura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!