Com mais de 53 etnias indígenas vivendo no Amazonas, os povos tradicionais podem disputar a 1ª Olimpíada dos Povos Indígenas do Amazonas. A indicação ao governador Wilson Lima (PSC) foi apresentada na terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo deputado Dr. Gomes (PSC), que reforçou a importância do incentivo ao esporte.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa surgiu depois de uma reunião com lideranças indígenas, que pediram apoio ao poder público para a criação das Olimpíadas Indígenas. A ideia é reunir todos os povos que habitam o Amazonas, onde há a maior concentração de etnias do Brasil para disputa de jogos entre as etnias.
“Recebi recentemente uma comissão de indígenas que pediu apoio do Governo do Estado para a realização da 1ª Olimpíada entre os Povos Indígenas. O Governo do Estado tem investido no incentivo e apoio ao esporte no maior somatório de recursos dos últimos 20 anos”, ressaltou.
Jogos
Entre as modalidades esportivas que podem fazer parte da Olimpíada dos Povos Indígenas estão partidas de futebol masculino e feminino, natação, canoagem, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, além de jogos demonstrativos típicos das diferentes etnias.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins