abril 24, 2025 08:37

TCE-AM acata representação contra Prefeitura de Ipixuna por falta de transparência

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acatou uma representação contra a Prefeitura de Ipixuna (a 1.363 quilômetros de Manaus), por falta de transparência. A informação foi divulgada na tarde dessa terça-feira, 14, pela Corte de Contas. O documento foi assinado pelo auditor-relator Alber Furtado de Oliveira Júnior.

De acordo o TCE, a representação foi formulada pelo Ministério Público de Contas (MPC-AM), contra a prefeitura de Ipixuna, devido à falta de inserção no Portal de Transparência de dados referentes a contratos e atos administrativos à gestão do município, em especial em tempos de aquisições e contratações emergenciais de serviços para o combate da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A representação foi concedida em 10 de julho de 2020, pelo conselheiro-presidente, Mario Manoel Coelho de Mello.

Julgamento

Diante da situação, a Corte de Contas julgou procedente a presente representação, em face da Prefeitura Municipal de Ipixuna, considerando que a não publicação dos contratos e atos administrativos no período da pandemia covid-19 em sítio oficial próprio, afronta o disposto no artigo 4.º, inciso 2º, da Lei n.º 13.979/2020.

Multa

Devido as irregularidades, o TCE decidiu que a prefeita de Ipixuna terá prazo de 30 dias para efetuar o pagamento da multa no valor de  R$ 13.654,39, na esfera Estadual para o órgão Fundo de Apoio ao Exercício do Controle Externo (Faece). 

Leia o documento aqui

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!