fevereiro 22, 2026 17:49

Justiça suspende licitação do ‘puxadinho’ milionário de David Reis

Na tarde desta sexta-feira, 17, a Justiça do Amazonas suspendeu, por meio de Medida Liminar, o procedimento licitatório da construção do “puxadinho”, como ficou conhecido o futuro Anexo II da Câmara Municipal de Manaus (CMM) avaliado em mais de R$ 31,9 milhões.

Com isso, o Edital de Concorrência nº 001/2021 está suspenso junto com Sessão Pública de entrega de documentação marcada para acontecer no dia 18 de outubro, às 10h. Se não cumprirem o estipulado pela Medida Liminar, a multa será de R$ 100 mil por dia.

Para sustentar sua decisão, o juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), argumentou que o Parlamento é importante na retomada das atividades essenciais e deve “se pautar muito mais pelo restabelecimento da normalidade da atividade do agente público, do que pela busca de uma realidade futura ainda incerta”.

“É evidente que a construção de um prédio cujo propósito seja o de acolher 51 vereadores nos próximos 20 anos é, por si só, uma afronta ao ideal de moralidade administrativa no emprego dos recursos públicos sob responsabilidade do gestor”, escreveu.

O presidente da Casa, David Reis (Avante), poderá recorrer.

A Medida Liminar está aqui.

Ação Popular 

A ação popular dos vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel (sem partido)  contra a obra do prédio anexo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi protocolada na noite dessa quinta-feira, 17. O processo recebeu o número 0724783-92.2021.8.04.0001 e pode ser consultado publicamente no portal de consulta de processos do TJAM.

No texto da ação, os vereadores solicitam que inicialmente seja expedida uma liminar para suspender o processo de licitação. Pedido esse que foi atendido pela Corte.

Os parlamentares também pediram a anulação de maneira definitiva da licitação para a obra. Outro ponto solicitado, foi de que haja a intimação do Ministério Público do Estado do Amazonas que, naturalmente, tem o dever de fiscalizar os procedimentos da ação popular.

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!