Roraima – A quase um ano das eleições e com posicionamento explícito que deve tentar reeleição, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), esqueceu a promessa de reduzir gastos, extinguir pastas e criou nesta semana, de uma vez, três secretarias extraordinárias. Uma delas, será comandada pela esposa dele, Simone Soares de Souza.
As secretarias extraordinárias, segundo decreto governamental, terão duração de um ano. Dessa forma, devem funcionar até setembro de 2022, cerca de um mês antes das eleições.
Conforme publicação no Diário Oficial dos dias 14 e 15 deste mês, foram instituídas as secretarias de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (SEEDIS); de Estado Extraordinária de Relações Federativas (SEERF) e a de Estado Extraordinária de Governo Digital (SEEGD).
A primeira dama ficou responsável por comandar a SEEDIS. Segundo a publicação, a pasta foi criada com a finalidade de coordenar e operacionalizar políticas públicas de responsabilidade social, desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social, além da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos.
Já a SEERF terá como secretário Valdeilson da Silva. As ações serão voltadas para “assistir ao governador na articulação com os demais entes da Federação para o desenvolvimento de políticas comuns, assessorar, em conjunto com as Secretarias de Estado, nas relações com autoridades governamentais […] para efetivação de programas e projetos de interesse de Roraima […]”, informa trecho da publicação.
Para cuidar da SEEGD, Denarium nomeou como secretário Paulo Cesar Martins Torres. A pasta foi instituída sob o argumento de desburocratizar, modernizar, fortalecer e
simplificar a relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessíveis inclusive por dispositivos móveis, disponibilizado em plataforma
única do acesso às informações, além de outras funções.
Outra resposta
O Poder questionou do governo quanto cada secretaria vai custar aos cofres do Estado, quantos servidores serão lotados em cada pasta, mas a Secretaria de Comunicação (Secom) se limitou a informar que a criação das secretarias extraordinárias está prevista no Orçamento governamental.
“Informa que elas são uma necessidade para melhor representação do governo em áreas importantes da administração pública, como a área social, uma das mais atingidas pela pandemia, e a área de tecnologia da informação, onde a secretaria irá atuar de forma efetiva na transparência de informações do governo de Roraima”, cita trecho do comunicação.
A nota conclui informando que a escolha dos dirigentes das secretarias seguiu critérios técnicos, assim como ocorre na escolha de todos os integrantes do primeiro escalão.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgado