novembro 27, 2024 22:37

Por meio de programa, Amazonas vai realizar mais de 80 mil procedimentos terapêuticos

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira, 24, o plano para acelerar consultas e exames na rede estadual de saúde. Os projetos Consulta+ e Examina+ fazem parte do Programa Saúde Amazonas e iniciam com a oferta de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas a mais no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus.

Wilson Lima afirmou que hoje era um dia importante porque começava a “virada” de algumas unidades da área de saúde. “O Delphina Aziz começa o atendimento de outros segmentos que não tem relação com a Covid-19. Serão exames e consultas e estamos preparando essa estrutura para realizar as cirurgias que vamos anunciar nos próximos dias. Temos aqui 11 centros cirúrgicos que ficaram parados desde 2015. O que sempre me questionei sobre essa unidade é porque o Delphina Aziz nunca funcionou em sua plenitude. Quem conhece os hospitais Sírio Libanês e Albert Eisten em São Paulo e entra aqui no Delphina Aziz vê que não tem muita diferença. A satisfação de quem é atendido aqui é de 90%”, destacou.

O governador fez um balanço da saúde e relembrou que quando assumiu o governo do Estado, dos quatro andares do hospital Delpnina Aziz, somente dois funcionavam.

“ A partir de 1º de janeiro de 2022 vamos dar garantia ao paciente que ele não vai esperar mais de 30 dias por exames e consultas. Vamos começar as cirurgias e nenhum hospital do Norte do Brasil tem a capacidade que temos, com o melhor parque de imagem. Estamos realizando alguns exames e consultas e logo vamos começar as cirurgias aqui no Delphina Aziz”, ressaltou.

Redução na fila de espera

O secretário de Saúde, Anoar Samad, confirmou que, com o Programa, será reduzido o número de pessoas na fila de espera para fazer um exame ou cirurgia.

“Já fazemos consultas e exames na rede e sabemos das dificuldades. Estamos entregando par a população quase 12 mil consultas especializadas por mês. Aqui não é mutirão, é um programa que vai  manter esse padrão e todos os meses teremos disponíveis as consultas no hospital Delphina Aziz. Temos que ampliar o acesso a consultas e exames e tornar esse tempo de espera bem curto”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que serão 54 mil exames disponíveis a população entre laboratórios, exames de câncer de mama, diagnóstico por endoscopia, ressonância magnética, tomografia e também ultrassonografia, além de exames nas áreas de cardiologia, oftalmologia, fonoaudiologia e fisioterapias.

O deputado Dr. Gomes (PSC), representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), falou que acompanha a saúde há 28 anos e parabenizou o governador Wilson Lima pela visão macro da saúde e por investir no Hospital Delphina Aziz.

“Temos uma demanda muito grande esperando os exames. Esse hospital é um dos mais modernos do Brasil. O Amazonas está vivendo um dos seus melhores momentos na saúde quando resolve descentralizar e resolver essas demandas reprimidas em diversas consultas médicas, cirurgias e exames. Serão 12 mil consultas e 54 mil exames e um parque de imagem dos mais modernos do Brasil. O Governo do Amazonas é o que mais investe em saúde, com mais de R$ 2 bilhões”, destacou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins 

 

Últimas Notícias

RR: Líder Yanomami cobra julgamento de Denarium no TSE

O líder Yanomami, Davi Kopenawa, reuniu-se com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, nessa terça-feira,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!