janeiro 15, 2025 03:31

Projeto de Lei quer criar ‘Patrulha Pet’ para coibir violência contra animais no AM

Para proteger os animais em situações de maus tratos, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 454/2021, que autoriza a criação da “Patrulha Pet”. A matéria é de autoria da deputada Joana Darc (PL) e deve ser votada nos próximos dias.

Conforme o artigo 1º da proposta, o Poder Executivo Estadual fica autorizado a criar a “Patrulha Pet”, que deverá realizar policiamento ostensivo e preventivo para coibir e repreender a prática do crime de maus-tratos contra animais de estimação no Estado do Amazonas.

Em parágrafo único, o projeto diz que, para fins de aplicação desta Lei, considera-se animais de estimação como os animais vertebrados de convívio domiciliar e afetivo do ser humano, dele dependentes, e que não repelem a tutela humana, independentemente de sua espécie.

Joana Darc afirma, em sua justificativa, que a presente proposta tem por objetivo provocar o Poder Executivo Estadual para que crie a “Patrulha Pet”, pois é essencial para o avanço da proteção animal que exista um órgão especializado no policiamento ostensivo e preventivo para coibir e repreender a prática do crime de maus-tratos.

“A ‘Patrulha Pet’ deve desempenhar um papel fundamental especialmente em casos de flagrantes, o que com certeza resultará em maior celeridade na apuração de casos de violência contra animais, fazendo cessar com maior brevidade o sofrimento daqueles que necessitam de tutela. Não é mais possível admitir o tratamento servil que muitos ainda insistem em destinar aos animais, de modo que se faz necessária a compreensão coletiva da ciência destes seres enquanto sujeitos de direitos”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins 

 

 

 

 

Últimas Notícias

RR: Sesau deixa vencer quase meio milhão de vacinas e prejuízo é avaliado em mais de R$ 22 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e encontrou uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!