Após a fusão entre o DEM e o PSL, que criou o partido União Brasil, o ex-deputado federal Pauderney Avelino confirmou nesta quinta-feira, 7, que vai assumir o diretório estadual da nova sigla no Amazonas. O deputado federal Delegado Pablo, que também pleiteava o comando do partido, ficou de fora e seu nome não consta nem na lista da executiva nacional.
Durante a convenção de ontem, 6, que também confirmou a filiação do ex-governador Amazonino Mendes, Pauderney Avelino foi destacado como um dos principais nomes do Amazonas para compor a executiva nacional. Ao ser questionado pela reportagem do Portal O Poder se já estava confirmado pela executiva nacional para ser o presidente estadual do União Brasil, Pauderney foi enfático. “Sim, vou assumir”, afirmou.
O deputado DelegadoPablo não admitiu que Pauderney Avelino já é o presidente estadual do União Brasil no Amazonas e nem que seu nome ficou de fora da executiva nacional. O parlamentar insistiu que o acordo anterior seria mantido de que, conforme o tamanho dos partidos (DEM e PSL) em cada Estado, quem tivesse mais membros com mandato teria a preferência da executiva nacional para assumir o comando da sigla.
“Não existe executiva nacional. O que há é uma Comissão Provisória para tratar das questões até o TSE fechar. Nada está definido, o critério continua o mesmo, sobre o tamanho do partido no Estado”, enfatizou.
Maior partido
Com a fusão DEM-PSL, o partido se fortalece com 81 deputados federais, sete senadores, três governadores e 554 prefeitos, além do orçamento anual, só de verbas públicas, de R$ 458 milhões.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins