abril 29, 2025 08:08

RR: Esquecidos por Denarium, alunos indígenas sofrem com precariedade de escola improvisada

Roraima – Sem investimentos do governo de Roraima, alunos da Escola Estadual Indígena Jones José Ingaricó, localizada no município de Uiramutã, sofrem com a precariedade de uma estrutura improvisada. Segundo denúncia, a escola não tem sede padrão entregue pelo Estado.

Cansada de esperar por melhorias por parte do governo, a professora Mari Willams decidiu cobrar uma atitude do governador Antonio Denarium. A educadora contou a O Poder que a escola precisa de várias melhorias urgentes, como a reforma, centrais de ar ou até mesmo ventiladores.

Segundo Mari, a unidade de ensino é a única na região e fica localizada em uma região de difícil acesso, na comunidade Serra do Sol. Os cerca de 180 alunos, que são atendidos pela  unidade, são submetidos a estudar em condições precárias. São cadeiras quebradas, sem o braço de apoio, no calor e no chão de terra batida.

“Governo de Roraima, olhe para as condições de nossos alunos ingaricós. Precisamos de uma infraestrutura e escola de qualidade”, desabafou a professora.

Transporte 

Além da estrutura da escola depredada, a professora destacou que os alunos também precisam de ajuda para chegar até a unidade de ensino, pois muitos precisam atravessar o rio e não há canoas para atender todos.

O que diz o governo

Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informou que o Governo do Estado está buscando recursos para a revitalização das escolas indígenas, com recursos próprios e de emenda parlamentar. E a Escola Estadual Indígena Joaquim Jones José Ingarikó, localizada na Comunidade Indígena Serra do Sol, será contemplada.

“A unidade atende 179 estudantes do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e foi instituída em agosto de 1977 e que até os dias atuais, não possui prédio próprio. Informa que a gestão está trabalhando para mudar essa realidade”, conclui a nota.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!