setembro 7, 2024 20:35

RR: Projeto de realidade virtual da Prefeitura de Boa Vista atende mais de mil alunos

Roraima – Os alunos da escola de ensino fundamental Maria Teresa Maciel começaram a utilizar a BV128, plataforma digital que simula os períodos históricos de Boa Vista desde 1830 até os dias atuais. Com o retorno das aulas presenciais, o projeto foi adaptado para seguir os protocolos de segurança.

O projeto retornou suas atividades atendendo mais de mil alunos da rede municipal. Na plataforma digital, Boa Vista foi reconstruída em quatro fases, a partir de 1830 até os dias atuais. Durante a simulação, os alunos podem, por exemplo, fazer um passeio pelas fazendas São Marcos e Boa Vista, conhecer o Forte São Joaquim e interagir com personagens de cada época.

Para a professora Djenane Almeida, o uso das novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “É um trabalho maravilho que só vem agregar ao nosso dia a dia na sala de aula. Os alunos podem vivenciar de forma virtual tudo que foi estudado de forma teórica nos livros e interagir com muita criatividade”, afirmou.

O projeto está presente em 6 escolas, atualmente nas turmas de 3° ano fundamental, atendendo cerca de 1.100 alunos da rede municipal de ensino. O projeto, que nasceu em 2017 com o programa de talentos do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), foi desenvolvido quando Boa Vista completou 128 anos (por isso o nome escolhido para o app é BV-128). Seu principal objetivo é resgatar a história de Boa Vista e levar para a sala de aula tecnologias inovadoras que auxiliarão o professor.

“Estamos com um cronograma de atividades para atender as escolas municipais, com 4 aulas durante o ano letivo. Em cada aula é trabalhado um cenário diferente abordando um período histórico de Boa Vista”, explicou o desenvolvedor do projeto, Fabrício Sousa.

Em 2019, o BV128 foi executado de forma experimental em 2 escolas do município, com a utilização de óculos de realidade virtual. Devido a pandemia e para seguir todos os protocolos de segurança, foi adaptado para uso de tablets individuais da escola.

Após cumprirem todas as etapas virtuais, os alunos seguem com outras atividades desenvolvidas através das cartilhas do projeto, como a criação de maquetes de monumentos históricos. “Agora a gente pode aprender melhor todas as fases da história. É muito divertido”, destacou a aluna do 3° ano fundamental, Thália Cristine de 09 anos.

Da Redação O Poder

Com informações da SEMUC 

Foto: Divulgação/Semuc 

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