fevereiro 21, 2026 23:26

MPAM promove Ato Público contra a PEC 05/2021

Membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM) organizam um ato público a partir das 15h contra a PEC 5/2021. A mobilização acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança, Zona Oeste da capital amazonense.

A PEC, que tramita no Congresso Nacional, pretende alterar a composição e atribuições do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Por isso, promotores e procuradores temem que isso comprometa a independência do órgão ministerial.

“Essa proposta de alteração de nossa Constituição ‘sepultará’ o modelo de MP concebido pela Constituição cidadã de 1988. Nossa independência funcional não mais existirá e o MP estará vulnerável a influências externas sem precedentes”, escreveu o órgão nas redes sociais.

O ato público deve ocorrer em todo o Brasil. No Amazonas foram chamados para participar os 180 associados, porém, a organização não tem como precisar quantos irão para o Ato Público. O Procurador-Geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, afirmou que a atividade do órgão é estritamente funcional e que a aprovação da PEC gera “desequilíbrio federativo” pois o texto permite que autoridades “estranhas ao órgão” façam parte do Conselho.

“A responsabilidade pela concretização de tal deformação está nas mãos dos deputados federais que compõem a bancada amazonense na Câmara Federal. Eleitos para representar a população amazonense, espera-se que eles votem consoante os interesses e anseios desses eleitores, posicionando-se de forma contrária à votação e aprovação da proposta nos termos atuais”, pediu o Procurador-Geral.

PEC 5/2021

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2021 altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mantido o total de 14 vagas atualmente existente.  O CNMP é responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público. O mandato dos integrantes é de dois anos, permitida uma recondução, e os candidatos passam por sabatina no Senado.

O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!