Representantes do governo da Bélgica estiveram na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e debateram a importância de políticas públicas para preservação da floresta Amazônica. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), destacou, durante a reunião com os belgas, a importância de “estreitar os laços” do parlamento com países que possam contribuir com o desenvolvimento do Amazonas.
A comitiva da Bélgica esteve na sede do Poder Legislativo na última sexta-feira, 15, durante a programação da premiação do concurso musical internacional rainha Elizabeth da Bélgica. O vencedor da competição participa de recitais mundo a fora, incluindo uma excursão pelo Brasil, com uma apresentação no Teatro Amazonas.
De acordo com Roberto Cidade, a oportunidade do encontro na Aleam foi vista com entusiasmo pela embaixada da Bélgica para conhecer um pouco mais sobre a situação política e econômica do Amazonas.
“As visitas de representantes de outros países à Assembleia Legislativa são importantes e podem mostrar que o desenvolvimento econômico pode ser aliado na luta pela manutenção da floresta Amazônica em pé”, afirmou.
Cidade lembrou que a Bélgica prestou ajuda humanitária ao Amazonas durante a pandemia. “Já contribuiu muito na pandemia com várias distribuições de ranchos naquele momento complicado que nós vivemos aqui com a falta de oxigênio, mais insumos básicos. A Bélgica foi diferente. Ela abraçou o Amazonas e Manaus e hoje vem aqui visitar a Casa do povo e também conversando para trazer outros benefícios para o Amazonas para manter a floresta em pé de forma responsável”, ressaltou.
Na esteira do colega, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) também destacou a visita dos representantes do país europeu que, além de tratar de temas culturais e meio ambiente, também pretende fechar parcerias na área desportiva.
“Estreitar esses laços é muito significante porque trocamos experiência não somente na área cultural, mas também na área de esporte e economia. Uma visita da Bélgica aqui que é um grande parceiro do Brasil, traz esse fortalecimento do conhecimento”, destacou.
A conselheira chefe Missão Embaixada Bélgica, Delphines Charles, afirmou que era uma honra conhecer o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, para fortalecer os laços os dois povos.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins