fevereiro 22, 2026 07:04

TJAM abrirá nova vaga para desembargador em 2022

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) abrirá uma nova vaga para o cargo de desembargador no próximo ano. O posto será destinado para a classe dos juízes devido a aposentadoria compulsória do magistrado Wellington José de Araújo, que completa 75 anos em 2022.

Este ano o TJAM empossou quatro novos desembargadores, Cezar Luiz Bandiera, escolhido pelo critério de merecimento, e Mirza Telma, que assumiu a vaga pelo critério de antiguidade. Os magistrados assumiram os postos deixados por Ari Moutinho e Encarnação Salgado.

Já Abraham Peixoto Campos Filho e Onilza Gerth foram escolhidos para ocupar as vagas abertas pelo falecimento do desembargador Aristóteles Thury – ocorrido em fevereiro deste ano – e pela aposentadoria do desembargador Sabino Marques, em março.

Abraham Peixoto assumiu a vaga de Thury pelo critério de merecimento e Onilza Gerth a vaga de Sabino Marques no critério de antiguidade.

Nova escolha

Em 2022, o Tribunal de Justiça abrirá um novo edital para preencher a vaga que deverá ser por critério de merecimento. Nesse formato de escolha, os próprios desembargadores votam nos nomes de juízes que se inscreverem no edital.

A data do edital para preenchimento da vaga ainda está em estudo por parte da Corte do Judiciário do Amazonas.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!