O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) abrirá uma nova vaga para o cargo de desembargador no próximo ano. O posto será destinado para a classe dos juízes devido a aposentadoria compulsória do magistrado Wellington José de Araújo, que completa 75 anos em 2022.
Este ano o TJAM empossou quatro novos desembargadores, Cezar Luiz Bandiera, escolhido pelo critério de merecimento, e Mirza Telma, que assumiu a vaga pelo critério de antiguidade. Os magistrados assumiram os postos deixados por Ari Moutinho e Encarnação Salgado.
Já Abraham Peixoto Campos Filho e Onilza Gerth foram escolhidos para ocupar as vagas abertas pelo falecimento do desembargador Aristóteles Thury – ocorrido em fevereiro deste ano – e pela aposentadoria do desembargador Sabino Marques, em março.
Abraham Peixoto assumiu a vaga de Thury pelo critério de merecimento e Onilza Gerth a vaga de Sabino Marques no critério de antiguidade.
Nova escolha
Em 2022, o Tribunal de Justiça abrirá um novo edital para preencher a vaga que deverá ser por critério de merecimento. Nesse formato de escolha, os próprios desembargadores votam nos nomes de juízes que se inscreverem no edital.
A data do edital para preenchimento da vaga ainda está em estudo por parte da Corte do Judiciário do Amazonas.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins