Para modernizar o acesso dos estudantes ao material didático nas escolas da rede pública do Amazonas, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 528/2021. A proposta determina que os livros didáticos sejam distribuídos alternativamente em formato digital para os alunos da rede estadual de ensino. A matéria é de autoria da deputada Mayara Pinheiro (PP).
No parágrafo único do artigo 1º da matéria, fica determinado que os livros digitais devem ser distribuídos em formato PDF e/ou por meio de aplicativo proprietário com acesso por meio da matrícula e senha individual do estudante. Dessa maneira, o acesso é possível em modo off-line por smartphones, tablets, e readers, notebooks e dispositivos eletrônicos.
Em sua justificativa, Mayara Pinheiro afirma que em um mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, é preocupante a quantidade de papel utilizado nos livros didáticos da rede estadual de ensino. De acordo com a parlamentar, um livro didático virtual pode ser benéfico e atrativo para a atenção dos alunos, caso o uso seja liberado nas escolas.
“As crianças e adolescentes estão crescendo em um mundo onde a tela dos celulares e tablets são tão comuns quanto as capas dos livros, por isso não podemos deixar de lado esta facilidade e o interesse que eles têm pelos aparelhos eletrônicos. A explicação para isso é que eles buscam o entretenimento e o conhecimento no mundo digital. Além disso, os estudantes, na maioria, já estão acostumados com o uso desses instrumentos de tecnologia, ou seja, não há dificuldade para que eles aprendam ou se sintam inibidos com o uso dentro da sala de aula. No entanto, a escola tem o papel de conscientizar os alunos a respeito da função dos equipamentos eletrônicos durante as aulas”, ressaltou.
O Projeto de Lei está sendo avaliado pelas comissões permanentes da Aleam e pode ser votado a partir da próxima semana.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins