fevereiro 20, 2026 21:06

Comissão de Controle de Inteligência define emendas ao Orçamento nesta semana

A Comissão Mista de Controle das Atividade de Inteligência (CCAI) faz uma reunião às 17h desta quarta-feira, 3, para analisar e definir suas emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 (PLN 19/2021).

Este ano, cada comissão tem o direito de apresentar oito emendas, que devem ser obrigatoriamente destinadas à área de atuação de cada colegiado. A proposta enviada ao Legislativo pelo governo reservou R$ 16,2 bilhões para emendas individuais e de bancada, mas não especificou valores para as emendas de relator e das comissões permanentes, o que será feito ao longo da tramitação do PLOA.

As indicações das comissões serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. O relator do PLOA de 2022 é o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que pretende publicar seu voto até 6 de dezembro.

Missão

A CCAI foi criada em 2013 pela Resolução 2 do Congresso Nacional e tem como missão fazer a fiscalização e o controle externos das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil ou no exterior por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta ou indireta, especialmente pelos componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin)

O trabalho da comissão é assegurar que tais atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição e com as leis, em defesa dos direitos e garantias individuais e da sociedade.

A CCAI é formada de 12 integrantes, sendo seis senadores e seis deputados. O presidente é o deputado Aécio Neves (PSDB-MG). A vice-presidente é a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

 

 

Conteúdo e foto: Agência Senado

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!