fevereiro 21, 2026 23:28

Amazonas pode ficar de fora da tecnologia 5G por falta de regulamentação

A falta de legislação na maioria das prefeituras brasileiras para instalação da tecnologia 5G no país pode prejudicar a funcionalidade do sistema no Amazonas. O alerta foi feito pelo deputado Serafim Corrêa (PSB) nesta quinta-feira, 4, durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Essa nova tecnologia vai permitir maior rapidez na internet, vai permitir que chegue a mais escolas e, da mesma forma que ela foi importantíssima na China, nos Estados Unidos e nos países desenvolvidos, será muito importante no Brasil, mas é algo que não depende somente do leilão. Dependemos que os investimentos aconteçam e que tudo aconteça mais rápido. Dependemos das antenas, que dependem de legislação municipal, e apenas sete prefeituras têm essa legislação. No Amazonas, não temos essa legislação e, assim, sem antenas não teremos a tecnologia 5G”, alertou.

O deputado fez um apelo para que a Prefeitura de Manaus tome essa iniciativa o mais rápido possível para que a cidade seja uma das primeiras a ter a nova tecnologia disponível para todo o mundo. “Os municípios do interior vão fazer as suas legislações, mas Manaus sempre tem que sair na frente, não apenas por ser a capital, mas pela magnitude que ela representa diante dos outros municípios”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação                                                          

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!