Construído pelo governo federal por R$ 20 milhões para receber transatlânticos, o porto de Parintins está interditado por problemas de infraestrutura desde 27 de agosto do ano passado. O deputado Tony Medeiros (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 9, para pedir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que realize as obras necessárias para liberação do ancoradouro.
“Temos um porto fechado desde o dia 27 de agosto de 2020. Inaugurado em 2004, o porto já foi fechado várias vezes e passou por reformas. A justificativa da construção do porto de Parintins e o objetivo principal da obra era receber os transatlânticos que ali aportam ou deveriam aportar. E até hoje nenhum transatlântico fez atracação no porto de Parintins”, alfinetou.
Tony Medeiros disse que o porto de Parintins foi construído pelo governo federal com gastos de mais de R$ 20 milhões, mas até hoje não atende os critérios de segurança necessários.
“Na primeira enchente, o porto foi para o fundo pois ficou alagado. Quando parte do porto começou a desabar, disseram que iam esperar o rio secar. O rio encheu, secou e não se resolveram o problema do porto de Parintins. Isso causa transtorno porque se é obrigado a usar portos alternativos que nem sempre têm a estrutura necessária para embarque e desembarque de mercadorias. Quero deixar o meu protesto junto ao DNIT e ao governo federal. É algo simples para fazer os trabalhos necessários para que a população volte a usar o porto de Parintins”, afirmou.
Em 2004, quando o porto de Parintins foi construído no governo Dilma Rousseff, o ministro dos Transportes era o ex-deputado Alfredo Nascimento, que entregou portos nos 61 municípios do interior.
Augusto Costa, para O Poder
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Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins