fevereiro 24, 2025 08:50

Casos de violência contra crianças e adolescentes aumentaram no primeiro semestre deste ano

O primeiro semestre deste ano registrou mais de 50 mil crianças e adolescentes vítimas de violência no Brasil. Desse total, 40.822 casos, que equivalem a 81% das ações, ocorreram dentro da casa das vítimas. Os dados foram apresentados pelo presidente da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças e Adolescentes e Jovens, deputado Álvaro Campelo (PP) nesta quarta-feira, 10, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com Álvaro Campelo, para intensificar o combate à violência, os conselheiros tutelares dos municípios de Parintins e Itacoatiara vão participar da segunda etapa do curso de capacitação Estatuto do Adolescente (EAD).

O objetivo do projeto é alcançar todos os 62 municípios do Amazonas até o fim de 2022, para dar suporte à Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, em especial do interior do Amazonas

“É preciso que, cada vez mais, se fortaleça a Rede de Proteção e que se possa contar também com a denúncia da própria sociedade para que essa violência, que em grande parte acontece dentro da própria casa, possa ser combatida. É por isso que, além da capacitação, estamos estruturando alguns Conselhos, com carros, lanchas e equipamentos, como computadores, por meio de emendas parlamentares, para que possam efetivamente desempenhar o papel de defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, as palestras acontecerão de forma simultânea em 14 municípios das calhas do Baixo e Médio Amazonas, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Educação nos turnos matutino e vespertino, neste sábado, 13, a partir das 8h. A primeira etapa foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, nos 11 municípios do Baixo e Médio Solimões, quando 125 conselheiros tutelares foram capacitados com os cursos ministrados por especialistas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Durante os cursos, a Comissão em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Amazonas (OAB-AM), irá distribuir a segunda edição da Cartilha de Prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem a finalidade de auxiliar o trabalho da Rede de Proteção em todo o Amazonas.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Polícia Federal faz operação no TJAM

Equipes da Polícia Federal estão nas ruas de Manaus desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24. Os...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!