O primeiro semestre deste ano registrou mais de 50 mil crianças e adolescentes vítimas de violência no Brasil. Desse total, 40.822 casos, que equivalem a 81% das ações, ocorreram dentro da casa das vítimas. Os dados foram apresentados pelo presidente da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças e Adolescentes e Jovens, deputado Álvaro Campelo (PP) nesta quarta-feira, 10, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com Álvaro Campelo, para intensificar o combate à violência, os conselheiros tutelares dos municípios de Parintins e Itacoatiara vão participar da segunda etapa do curso de capacitação Estatuto do Adolescente (EAD).
O objetivo do projeto é alcançar todos os 62 municípios do Amazonas até o fim de 2022, para dar suporte à Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, em especial do interior do Amazonas
“É preciso que, cada vez mais, se fortaleça a Rede de Proteção e que se possa contar também com a denúncia da própria sociedade para que essa violência, que em grande parte acontece dentro da própria casa, possa ser combatida. É por isso que, além da capacitação, estamos estruturando alguns Conselhos, com carros, lanchas e equipamentos, como computadores, por meio de emendas parlamentares, para que possam efetivamente desempenhar o papel de defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, as palestras acontecerão de forma simultânea em 14 municípios das calhas do Baixo e Médio Amazonas, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Educação nos turnos matutino e vespertino, neste sábado, 13, a partir das 8h. A primeira etapa foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, nos 11 municípios do Baixo e Médio Solimões, quando 125 conselheiros tutelares foram capacitados com os cursos ministrados por especialistas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Durante os cursos, a Comissão em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Amazonas (OAB-AM), irá distribuir a segunda edição da Cartilha de Prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem a finalidade de auxiliar o trabalho da Rede de Proteção em todo o Amazonas.
Da Redação O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins