fevereiro 20, 2026 20:58

Deputados aprovam Projeto de Lei que garante CNH Social

Por unanimidade, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovaram o Projeto de lei nº 506/2021, oriundo da Mensagem Governamental nº 121/2021, que institui o Programa de Incentivo à Habilitação, denominado CNH Social. A matéria busca viabilizar a gratuidade de processos de habilitação aos cidadãos de baixa renda do Estado, preferencialmente, a população residente no interior.

A previsão inicial é disponibilizar até 70% das vagas do programa para atender candidatos à categoria A e o restante para as demais categorias. A isenção é relativa à realização dos cursos teórico-técnico e práticos de direção veicular, exames de legislação e de direção.

A proposta também garante a gratuidade da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) e os exames de aptidão física e mental, inclusive psicológica. A meta é atender pessoas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e renda familiar mensal de até dois salários mínimos. É preciso estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Outras aprovações

Durante a votação, ainda foram aprovadas 12 matérias entre Projetos de Lei e mensagens governamentais. Entre as aprovações, está a do projeto nº 444/2020, de autoria da deputada Joana Darc (PL). A proposta altera a Lei nº 241, de 31 de março de 2015, que “Consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Amazonas”.

O projeto nº 460/2020, de autoria da deputada Mayara Pinheiro (PP), que trata sobre a realização do exame rápido para a dosagem de troponina cardíaca, no âmbito da rede pública estadual de saúde de emergência, também recebeu aprovação na Aleam.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!