Por determinação do governador Wilson Lima (PSC), o governo do Amazonas transferiu, nesta sexta-feira, 12, os recursos da ordem de R$ 150 milhões relativos a convênios firmados com a Prefeitura de Manaus. De acordo com o governo estadual, este é o primeiro repasse de um pacote de investimentos na capital, no valor de R$ 580 milhões.
Os trabalhos começam pelas ruas dos bairros Cidade de Deus, Santa Etelvina e Novo Israel, Zona Norte de Manaus, e Coroado, São José, Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.
Wilson Lima afirmou, ainda, que outros convênios do pacote de investimentos em Manaus serão assinados ainda neste ano. São, no total, 11 projetos a serem implantados com recursos do Estado repassados à prefeitura, incluindo subsídios para o transporte coletivo para possibilitar, a partir do próximo ano, a gratuidade da tarifa para estudantes da rede pública de ensino.
Os recursos para o recapeamento e asfaltamento de ruas foram repassados pelo Governo do Estado por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e transferidos ao município hoje pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Pacote de investimentos
Os 11 projetos que receberão recursos do governo do Estado fazem parte de um protocolo de intenções assinado por Wilson Lima e o prefeito David Almeida em 24 de outubro, no dia do aniversário de 352 anos de Manaus.
Os novos investimentos contemplam obras como a construção de um viaduto na rotatória do Produtor e da nova feira e mercado da Manaus Moderna, implantação do parque Ponta Branca Encontro das Águas, entre outros.
O subsídio do sistema de transporte público vai permitir, além da gratuidade de tarifas para alunos da rede pública, a manutenção de tarifa em patamar inclusivo. Ainda no transporte público, o protocolo de intenções prevê a substituição gradual da frota de ônibus movidos à diesel por tecnologias mais limpas e sustentáveis.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação