novembro 17, 2024 15:22

Vereadores atribuem baixo desempenho do esporte em Manaus a Arthur Neto e Platiny Soares

O comando do subsecretário Platiny Soares na Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) foi alvo de críticas dos vereadores durante a Sessão Plenária desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Manaus. Os vereadores atribuíram, ainda, o baixo desempenho do esporte local a reforma de Arthur Neto (PSDB), que extinguiu a Secretaria de Esporte (Semjel).

O vereador Caio André (PSC) questionou sobre os recursos destinados ao esporte no Plano Plurianual (PPA) e defendeu que a Semjel deveria retornar como Secretaria.

“Precisamos de políticas públicas voltadas para o esporte em Manaus. É muito difícil que isso aconteça sem uma secretaria que abanque essas politicas. Quero pedir de todos os vereadores que façamos essa força para que tenhamos ainda em 2022 uma Pasta que cuide dessa atividade tão importante. Uma secretaria voltada única e exclusivamente para o esporte e lazer”, pediu o parlamentar ao líder do prefeito na Casa Legislativa, Marcelo Serafim (PSB).

Já Sassá da Construção Civil (PT) atribuiu a culpa do péssimo serviço ao ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), que extinguiu a Semjel como secretaria. “Eu fiz parte dessa gestão e fui contra. Uns cinco vereadores foram contra. Infelizmente, tem sempre uma panela que apoia. Essa Pasta tem que voltar. Nós estamos pagando hoje”, decretou.

Marcelo Serafim informou que entrou em contato como Secretário de Finanças do Município, Clécio da Cunha Freire, para falar sobre o orçamento e admitiu que também quer a Semjel de volta como Secretaria. “Não vemos o esporte protagonista como ele deveria ser. Vemos a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) ativa com muito pouco. Nossos campos poderiam, com o mínimo de esforço do subsecretario Platiny, ter esse dinamismo”, disse.

O vereador Diego Afonso voltou a criticar o subsecretário contando que alguns esportistas manauaras passam por dificuldades financeiras. Além disso, o parlamentar informou que destinou metade das emendas parlamentares para a Pasta e que esses recursos não foram utilizados.

“Concessões públicas estão acontecendo em diversos espaços públicos municipais. Eu vou entrar com um requerimento também para ver se não está havendo politicagem e, se for confirmado, estaremos lidando com algo muito mais sério”, analisou o parlamentar.

Rodrigo Guedes (PSC) disse que falta gestão na Pasta porque muitos projetos poderiam estar em execução mesmo sem a secretaria. “Se alguém não está dando atenção, isso precisa ser corrigido. Então, se o secretário não dá conta, ele tem que ser substituído. As pessoas votam no prefeito. Não adianta criar uma secretaria e colocar pessoas que não tenha experiência em fazer política de esporte”, criticou.

Assim como Guedes, William Alemão (Cidadania) também criticou a falta de gestão da Pasta. “Não tem condições de termos como titular dessa secretaria alguém que não quer trabalhar”, comentou.

A discussão sobre a má gestão de Platiny, o possível retorno da Semjel como secretaria e as dificuldades dos esportistas em Manaus durou mais de uma hora e teve comentários dos vereadores Mitoso (PTB), Peixoto (PTC), Professor Samuel (PL), Sandro Maia (DEM) e Bessa (SD).

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Reprodução 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Lula garante início das obras na BR-319

Após uma reunião com os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM), o presidente Lula (PT) confirmou que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!